Hoje é Dia nacional dos ciclistas. Esporte ganha adeptos durante pandemia

  • 19/Ago/2020 11h00
    Atualizado em: 19/Ago/2020 às 11h01).

Dia 19 de Agosto é a data oficial dos ciclistas: data é marcada pelo uso do transporte como meio mais seguro para se locomover na pandemia

Há 3 anos, o dia 19 de Agosto foi instituído como a data dos ciclistas. O dia é celebrado para propor uma reflexão a sociedade brasileira sobre o uso desse transporte no ambiente urbano. Além de sustentável, e fazer bem a saúde (em decorrência do exercício físico), diminui o tráfego nas grandes cidades e traz a sensação de felicidade (com a liberação de endorfina). A data foi escolhida para homenagear o ciclista Pedro Davison, que morreu dia 19 de Agosto de 2006, ao ser atropelado em Brasília enquanto pedalava. Os pais de Davison criaram a ONG Rodas da Paz que lutam contra a violência do trânsito.

No Tocantins, tanto em Palmas quanto no interior a prática do pedal ganhou mais adeptos durante a pandemia do novo coronavírus. Na capital ciclistas percorrem as avenidas e rodovias que dão acesso à capital, mas reclamam da falta de segurança e da falta de investimentos por parte do poder público em espaços para a prática do esporte, e cobram mais fiscalização e estrutura para os ciclistas.