Seduc realiza seminário com temática sobre políticas educacionais de avaliação

  • 18/Ago/2020 13h34
    Atualizado em: 18/Ago/2020 às 13h40).

No debate, serão abordados os impactos no ensino e na aprendizagem dos estudantes com ênfase no período de pandemia

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará nos dias 26 e 27 de agosto o seminário "Das políticas públicas à sala de aula: currículo e avaliação no contexto da pandemia”. O público-alvo é formado por gestores, coordenadores pedagógicos e professores das redes estadual e municipais de educação, equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação.

O evento será transmitido via TV Seduc Tocantins, pela página oficial da Seduc no Youtube, e contará com a participação de palestrantes estaduais e nacionais, com o objetivo de capacitar os profissionais da educação acerca das políticas e processos avaliativos que impactam a aprendizagem no ensino remoto durante a pandemia do Covid-19.

Entre os temas a serem abordados no Seminário destacam-se a divulgação da consulta pública do Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT) – etapa Ensino Médio; Lançamento da formação sobre o DCT – etapa Ensino Médio no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec); A avaliação da aprendizagem como indutora de políticas públicas nos sistemas de ensino; Avaliação de larga escala (Enem e Saeb): perspectivas e desafios durante e após a pandemia; Indicadores educacionais como instrumento de avaliação e adequação do planejamento escolar; BNCC e a avaliação da aprendizagem, Habilidades socioemocionais e o retorno às aulas.

Segundo Jhonata Moreira Pereira, gerente da Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem, o momento exige planejamento coletivo entre os profissionais. “Compreender as políticas de currículo e avaliação implantadas no Estado do Tocantins e sua aplicabilidade na sala de aula contribui para que o ensino e a aprendizagem neste momento de pandemia sejam aprimorados de forma a garantir a aprendizagem, o sucesso escolar e evitar a evasão dos estudantes”.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, enfatiza que “o novo cenário educacional ocasionado pela pandemia do Novo Corona Vírus demanda um novo olhar para o ensino com um todo, inclusive no que se refere à política de avaliação”.

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://forms.gle/7xQskbbzgQNTrvpGA, no período de 17 a 25 de agosto.