Educação em Luto: Morre em Palmas o grande professor Lamadrid

  • 31/Jul/2020 14h35
    Atualizado em: 31/Jul/2020 às 14h38).

O professor aposentado José Ramiro Lamadrid Marón, faleceu na noite dessa quinta-feira, 30, em um hospital particular em Palmas. Segundo informações, Lamadrid estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas devido a complicações de saúde não resistiu. Seu corpo foi sepultado na manhã desta sexta-feira, 31, no Cemitério Jardim da Paz, na capital.

Cubado de nascimento, o Professor Lamadrid não foi grande apenas em estatura física; foi um gigante na educação, contribuindo para a formação de jovens nos diversos países por onde passou. Conheça um pouco do seu vasto currículo.

Lamadrid era Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade da Habana (UH) Cuba. Mestrado em Geografia Física (UH); Doutorado em Ciências Pedagógicas com o tema: Metodologia para la realización de las praticas de campo físico geográficas? (UH). (PhD) pela Universidade da Habana. Título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP) (2002).

Experiencias docentes y científicas en Cuba: Ensino Básico (Fundamental e Médio) , Ensino Tecnológico. Professor do Instituto Pedagógico Universitário "Enrique José Varona". Colaborador do Instituto de Geografia da Academia de Ciências de Cuba. Trabalhou ainda como professore universitário em Angola e Venezuela.

Experiencias cientificas e docentes no Brasil: INPE(DZEE);IBGE. Membro da equipe de pesquisa para elaboração do Relatório e Mapa geoambiental do Tocantins (1994-1996). Professor da Universidade do Tocantins (UNITINS (1994-2003). Diretor de Pesquisas da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) (1996-2011).

Colaborador técnico no "Atlas do Tocantins". (SEPLAN -1998). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) 2003-2011, nos Cursos de Geografia e Curso de Pedagogia. Membro fundador dos Cursos de Mestrado em Ciências do Ambiente (PGCIAMB); e Geografia (UFT) em Porto Nacional. Aposentado em 2011 (UFT), foi Colaborador em ambos cursos. INEP: Avaliador para disciplinas e para instituições.

Pesquisas recentes: Coordenador do Projeto " Alfabetizacão Científica e Tecnológica no Ambiente escolar-local". Coordenador das Coletâneas 2014 e 2016. Membro da Equipe Técnico na Gerencia de Ensino Médio (SEDUC-TO)2012-2016. Colaborador no Projeto "Amazon dams", Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade de Florida (UF). 2017.Universidade Aberta Brasil (UAB) - Diretoria de Tecnologias Educacionais. Professor Formador - Biologia.(EaD)2018.