Carta aberta à Dra. Célia Maria Camelo Silva, a heroína de um povo!

  • 29/Jul/2020 17h41
    Atualizado em: 29/Jul/2020 às 18h35).

A heroína de um povo!

Para alguns jovens a Drª Célia Maria Camelo Silva não passa de uma médica bem-sucedida no estado de São Paulo e Brasil afora. Para os mais velhos, talvez seja uma história de amizade na infância, um banho nas águas cristalinas dos poções ou até mesmo uma conversa na Praça Leopoldo de Bulhões ou na Rua Sete de Setembro sob o pé de monguba.

Uma guerreira que leva o nome da nossa querida Natividade/TO e do nosso estado doTocantins por todos os cantos do Brasil e do mundo.

É a filha mais ilustre de Natividade/TO no campo das ciências médicas.

Drª Célia ultrapassou o limite entre ícone de uma profissão e de um estado. Quebrou mitos de que não poderíamos alçar voos a nível internacional. Venceu todas as barreiras na marra, errava buscando seu limite, o que promete faz. Buscou através de talento e força de vontade um lugar de destaques dos mais difíceis já vistos no mundo da Medicina.

Drª Célia nos ensinou que não somos inferiores, e que podemos, desde que não aceitemos qualquer coisa, chegar ao topo.

Quando seu pai, tio, avô ou alguém mais velho tentar explicar sobre o sucesso profissional sem esquecer de suas raízes, conteste. Duvide como você sempre duvidou dos poderes de um super-herói.

Se você não entende de gratidão a uma simples pessoa, não tente. A geração atual, infelizmente é incapaz de saber o que estamos falando simplesmente porque desde então, em nossa cidade dificilmente surgirá outra profissional com tamanha capacitação.

Drª Célia foi a médica que fez o que alguns outros já tinham feito. De uma forma, porém, que nunca mais ninguém ousou fazer. Antes do lado financeiro, sempre olhou por seus conterrâneos e raízes. Jamais negou qualquer auxílio a um dos nossos, ou algum de nós.

Ela para muitos é uma heroína. Ela é o espelho que todos nós nativitanos podemos nos espelhar.

Uma vencedora, a copiada não a copiadora. O exemplo.

A Dra. Célia Maria hoje é Chefe do setor de Cardiologia Pediátrica, coordenadora do  S. de Hemod e Cateterismo Card Inter. em pacientes  pediátricos e adultos portadres de cardiopatia  congênia Disciplina  de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP - EPM.

Não teremos uma outra profissional com tamanha competência, a mistura de talento, personalidade, postura e carisma não permitem. Onde estiver por esse ‘’mundão’’ saiba que nós, Nativitanos e Tocantinenses esperamos que esteja feliz, bem e que receba todo carinho deste povo, que por longos anos sente sua falta na nossa querida cidade.

Em tempos de pandemia, os profissionais da área de saúde têm sido considerados, mais do que nunca, heróis pela população, nada mais justo, que esta singela homenagem a quem sempre honrou a profissão.

Com carinho,
Amigos e admiradores.