Canal Taquaruçu Garden lança curta com adaptação de monólogo de William Shakespeare

  • 29/Jul/2020 17h11
    Atualizado em: 29/Jul/2020 às 17h14).

Interpretado por Osmar Casagrande, o famoso monólogo do Judeu Shylock, da peça o Mercador de Veneza, de William Shakespeare, foi escrito há mais de quatro séculos, mas continua atual e foi adaptado para o vídeo pelo cronista Edson Cabral, com direção de Josafá Miranda. O curta faz parte do projeto Monólogos Literários e já pode ser acessado, a partir desta quarta-feira, 29, no canal Taquaruçu Garden no Youtube.

Repleta de passagens que evocam observações sobre identidade e igualdade, a peça coloca em cena, questões que permanecem relevantes, como discriminação racial, intolerância e violência. O objetivo, segundo Casagrande, é que as palavras do judeu Shylock envolvam o espectador nessas reflexões. “Apesar de ser uma peça tão antiga, será que a realidade retratada por Shakespeare está tão distante da nossa realidade atual?”, destaca.

Este é o segundo vídeo do projeto Monólogos Literários que tem o objetivo de estimular a formação de plateia para a Literatura e o Teatro no Tocantins. No último mês o projeto apresentou o curta “A Terceira Margem do Rio”, com o ator Josafá Miranda. Outros monólogos estão previstos para os próximos meses.

Além dos monólogos, o canal tem investido em uma produção audiovisual rica e diversificada, que conta com o vídeo “Graciliano”, por meio do projeto Teatro Virtual, o show “Operário das Letras, Artistas do Canto” e o curta “Caminhos da Esperança” que homenageia o cordel e a história de Taquaruçu.

Todos os produtos estão disponibilizados, gratuitamente, no canal Taquaruçu Garden, no Youtube, no link: www.youtube.com/channel/UC8UAG-BHPEz-5oghIWw00IA .