Competências Socioemocionais na Educação é tema de palestra para educadores tocantinenses

  • 30/Jun/2020 18h29
    Atualizado em: 30/Jun/2020 às 18h31).

A ação online foi desenvolvida pela Seduc, por meio do programa Olhar Atento

Uma palestra online realizada na tarde desta terça-feira, 30, engajou servidores e estudantes de todo o Estado para abordar ‘Competências Socioemocionais na Educação’. A ação que faz parte do programa ‘Olhar Atento’, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), contou com participação do neuropsicólogo e neurocientista Eduardo Shinyashiki para abordar a temática.

A gestora da Seduc, professora Adriana Aguiar, iniciou o debate e destacou os objetivos da live, bem como das demais ações do Programa. “A preocupação com os profissionais é o que nos motiva a proporcionar o suporte necessário. O Olhar Atento é voltado aos nossos professores e estudantes para que se mantenham saudáveis e equilibrados, neste momento e também para o pós-pandemia. Como assegura o governador Mauro Carlesse, nós temos como primeiro pilar neste período, o cuidado com a saúde de todos”, enfatizou.

Eduardo Shinyashiki destacou ações e atitudes necessárias para reforçar as competências socioemocionais no cotidiano, durante a pandemia, e fez reflexão sobre o comportamento em diversos espaços. “O nosso olhar, hoje, está cada vez mais flexível, criativo e inovador. Parece que tivemos um mergulho intensivo em aprendizagens de tecnologia e estamos caminhando para mudanças nas nossas vidas. Por isso é importante falarmos sobre as competências pessoal, social, cognitiva e produtiva, para nos compreendermos e desta forma incentivar os profissionais para que se sintam fortes e saibam lidar com conflitos cotidianos”, pontuou.

Outro pontos levantados foram as rotinas do educador dentro e fora da sala de aula e a importância da resiliência. A live completa está disponível no canal. TV Seduc no YouTube.

O palestrante, além de neuropsicólogo e neurocientista especializado em Desenvolvimento Humano e Mestre em Liderança Educadora, é palestrante internacional e escritor. Eduardo foi consultor da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e escreveu os livros “Viva como Você Quer Viver”, “A Vida é um Milagre”, “Transforme seus Sonhos em Vida” e “O Poder do Carisma”.

Olhar Atento

O programa Olhar Atento, do Governo do Estado, visa proporcionar apoio socioemocional aos educadores e estudantes da rede estadual durante os diversos estágios da pandemia do Novo Corona Vírus.

A iniciativa busca proporcionar o suporte necessário aos profissionais da educação e estudantes para que possam se manter equilibrados e saudáveis, garantindo as condições necessárias para protagonizar o ensino não presencial, o retorno gradual às salas de aula e preparando-se para o enfrentamento dos desafios que se apresentarão no período pós-pandemia.