Tradição e Solidariedade será a marca da ‘Live Arraiá Solidário’ e dá pontapé inicial para o 28º Arraiá da Capital

  • 22/Jun/2020 18h14
    Atualizado em: 22/Jun/2020 às 18h21).

A live acontece no Dia de São João, mesmo dia que seria iniciado o Arraiá da Capital 2020, com a finalidade de levar para a população o espírito de alegria da festa popular mais tradicional de Palmas

Forró, quadrilhas juninas e comidas típicas anunciam a chegada das tradicionais festas juninas, em especial do Arraiá da Capital. Por isso, se o distanciamento social não permite festas e aglomerações no momento, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) e a Federação e Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto) levam um pouco dos festejos para a casa do palmense, na ‘Live Arraiá Solidário’, que será transmitida nesta quarta-feira, 24, a partir das 17h45, nas redes sociais da Prefeitura de Palmas no Instagram, Facebook e Youtube.

A live acontece no Dia de São João, mesmo dia que seria iniciado o Arraiá da Capital 2020, com a finalidade de levar para a população o espírito de alegria da festa popular mais tradicional de Palmas, que este ano é prevista para acontecer em outubro, se as condições de saúde em relação à pandemia por coronavírus (Covid 19) permitirem.

Apresentada pelo palhaço Batatinha, a ‘Live Arraiá Solidário’ contará com apresentações musicais do cantor, Théo Santana e dos forrozeiros, que animam as juninas da Capital, Shuay Lima, Karollina Cerrado, Vinícius Ribeiro, Rui Brasil, Viny Damaré e Renata Alves. O público também poderá interagir e enviar fotos de festas e fantasias juninas dos anos anteriores, que serão premiadas por meio de sorteio.

As quadrilhas juninas também participarão da programação com apresentação do tema que irão concorrer no Arraiá da Capital 2020. Para evitar aglomeração os temas serão apresentados pelos casais de noivos, em vídeos gravados previamente.

Para o presidente da FCP, Giovanni Assis, a ‘Live Arraiá Solidário’ é um pontapé para o 28º Arraiá da Capital, e um marco nesses novos tempos. “Respeito à tradição da cultura popular da nossa capital; memória e legado do maior evento junino do norte do Brasil; solidariedade com famílias de artistas e do mundo junino que passam por situação frágil em tempos de pandemia: são esses os objetivos que motivaram a realização da ‘Live Arraiá Solidário’. Um marco na história da Fundação Cultural e o pontapé inicial para continuidade do Arraiá da Capital’, afirmou.

Doações

No espírito de solidariedade, tão necessário no momento, a ‘Live Arraiá Solidário’ conta com a parceria do Sesc e Fecomércio, por meio do Programa Mesa Brasil, que vai recolher doações que serão destinadas aos artistas, cantores, sanfoneiros, quadrilheiros e outros profissionais da cultura que ficaram sem condições de trabalhar, em razão da pandemia.

As doações deverão ser realizadas por meio do site, via depósito ou QR Code. Além de recursos em dinheiro, poderão ser doados alimentos, produtos de higiene e limpeza, entre outros. As doações já podem ser realizadas.

As doações serão realizadas em parceria com o programa Mesa Brasil do Sesc /Fecomércio e já podem ser feitas por meio do link, via depósito ou QR Code. Além de recursos em dinheiro, poderão ser doados alimentos, produtos de higiene, limpeza, dentre outros.

“A parceria do sistema Sesc/Fercomércio, que já vem realizando esse trabalho solidário há anos, nos ajuda a garantir que as doações serão destinadas para quem realmente precisa”, destacou Giovanni Assis.

Segurança

Transmitida a partir do Espaço Cultural de Palmas, a Live contará com o mínimo de pessoas, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde, em relação à limpeza do ambiente, distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. Os servidores que irão trabalhar na live participaram de treinamento sobre segurança em relação ao contágio por coronavírus com o engenheiro em Segurança do Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.