Na plataforma da Agrotins 100% Digital, a Semarh apresenta palestra com o Renomado cientista Daniel Nepstad

  • 28/Mai/2020 15h44
    Atualizado em: 28/Mai/2020 às 15h46).

O secretário Renato Jayme também participa do encontro que será mediado pela diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos

O Diretor Executivo do Earth Innovation Institute (Instituto de Inovação da Terra), Daniel Nepstad, doutor em ecologia florestal e referência mundial em estudos de mudanças climáticas, ministra nesta sexta-feira, 29, dentro da programação da 20ª Feira Agrotecnológica do Tocantins 100% digital (Agrotins), a palestra com o tema: Modelos de Produção Sustentável e de Baixas Emissões. O encontro acontece a partir das 17h10min e pode ser acessado através do link https://agrotins.to.gov.br/programacao/.

Dentre os assuntos que serão tratados durante a palestra está a importância do agronegócio como um pilar da economia tocantinense. O palestrante Daniel Nepstad enfatiza que “o Estado se encontra bem posicionado para assumir a liderança na agricultura moderna, com alto nível de sofisticação na tecnologia e eficiência na administração dos regulamentos ambientais”.

O titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Renato Jayme, estará presente na palestra e destaca a importância dessa parceria entre a instituição e a Agrotins. “Estamos muito felizes em contribuir oferecendo uma palestra com o renomado doutor Daniel Nepstad”. O titular do Meio Ambiente ainda ressalta que “essa é uma excelente oportunidade para a população aprofundar o conhecimento sobre as potencialidades a ser exploradas aqui no Estado, uma vez que o Tocantins já possui bases importantes de sustentabilidade”.

A palestra será mediada pela diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli dos Santos, que também é doutora em Desenvolvimento Sustentável graduada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS_UNB). O encontro terá duração de 30 minutos e no final será disponibilizado um tempo para os participantes enviarem perguntas relacionadas à temática que serão respondidas posteriormente pelo diretor Daniel Nepstad.

Campeões da Floresta

Em 2019, O Governo do Estado assinou a iniciativa Campeões da Floresta, durante a programação do evento Brasil Moderno, Produtivo e Verde promovido pelo Earth Innovation Institute, que é presidido pelo palestrante, Daniel Nepstad, referência mundial nos estudos sobre mudanças climáticas. No Brasil, somente os estados do Mato Grosso e o Acre já assinaram a iniciativa.

Campeões da Floresta é uma iniciativa que possui um conjunto de ferramentas para promover parcerias, acesso ao mercado e investimentos que os estados campeões e regiões precisam para ter sucesso. Com a assinatura da iniciativa, o Tocantins tem uma espécie de Selo Verde, que dá uma maior credibilidade para buscar parcerias com investidores e outros atores para a construção de uma nova economia.