Abertura da Agrotins 2020 100% Digital contou com a participação remota da ministra da Agricultura

  • 27/Mai/2020 12h25
    Atualizado em: 27/Mai/2020 às 16h01).

O governador Mauro Carlesse, acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura César Halum, e participação remota da ministra da Agricultura Teresa Cristina, e do presidente da Embrapa, Celso Moretti, abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira, 27 a Agrotins 2020 100% Digital.

Entusiasmado, o governador Mauro Carlesse, destacou as potencialidades do Estado: “O Tocantins é um estado novo, é um estado que tem terras abundantes, águas em abundância também, tem um clima maravilhoso, está mostrando que a produção vem crescendo cada vez mais, tem segurança jurídica que é uma das coisas que a gente precisa ter como investidor”.

Carlesse destacou ainda a rapidez com que o evento foi organizado. Da definição por esse formato totalmente digital até hoje, quando começou a Agrotins 2020, foram poucas semanas de trabalho. “Nós tocantinenses ficamos muito felizes. Em muito pouco tempo, o nosso secretário César Halum, junto com a sua equipe conseguiu montar a plataforma de forma que fica bem simples e bem prático pras pessoas do outro lado fazer as suas aquisições”, disse Carlesse.

A ministra Teresa Cristina a Agrotins 2020 servirá de modelo para a realização de outros eventos agropecuários pelo país. Ela elogiou o Tocantins e a forma como a agropecuária vem sendo trabalhada: “vocês são protagonistas na agricultura sustentável, vocês têm muitos indicadores que mostram que o Tocantins está na frente de muitos estados, fazendo essa agricultura moderna que é a agricultura por meio do programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), da ILP (Integração Lavoura-Pecuária), por todas as condições que vocês têm”.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum, lembrou que esta é a vigésima edição da feira. “No momento em que a pandemia fez com que todas as feiras do Brasil fossem canceladas, nós no Tocantins procuramos resgatar essa agenda perdida e voltamos a fazer uma Agrotins porque ela é extremamente importante. O Tocantins precisa muito se movimentar porque a pandemia, para nós, anda ao lado da economia”, afirmou.

Demostrando a evolução da agropecuária no estado, Halum salientou os números recentes. “O Tocantins teve, em 2019/2020, a maior safra de grãos de sua história. Foram mais de 5 milhões de toneladas, com destaque para soja, milho e arroz, com crescimentos de 14% em produtividade e de 4,5% em área plantada. Isso indica que a região vem adotando tecnologias no campo e aprimorando sua produtividade no cultivo de grãos”, afirmou.

Já o presidente da Embrapa, Celso Moretti, ressaltou a parceria da empresa na realização da feira, desde a primeira edição. “A Embrapa tem uma grande satisfação, não só de ser parceira da Agrotins. A pesquisa agropecuária que é desenvolvida pela Embrapa, pelas universidades, pela assistência técnica e extensão rural, o setor privado, os produtores que têm realmente contribuído para que a produção nos Cerrados brasileiros seja conduzida de forma competitiva e sustentável”.

“Nós temos desde a Embrapa Pesca e Aquicultura, que é a nossa Unidade localizada em Palmas, e outras 21 Unidades que vêm de todo o Brasil para contribuir com a programação da Agrotins 2020. Apresentaremos durante a feira mais de 120 soluções e ativos tecnológicos que estão sendo colocados à disposição da agricultura do Tocantins e da região do Matopiba. Os nossos pesquisadores e analistas apresentarão palestras de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável da agricultura, da pecuária e do setor florestal”, disse Moretti.