Projeto ‘Somos Todos o Tocantins’, do Instituto Cidadania Amazônia, está com inscrições abertas até sexta-feira, 29

  • 25/Mai/2020 15h36
    Atualizado em: 25/Mai/2020 às 15h38).

Está aberto até sexta, 29, o período de inscrições para propostas ao edital do projeto

“Somos Todos o Tocantins”. Serão selecionados 100 artistas da área musical, sendo 40 para a regional de Palmas, 30 para a regional de Araguaína e 30 para a regional de Gurupi. A realização é do Instituto Cidadania Amazônia, com aporte de emenda parlamentar da deputada estadual Cláudia Lelis, e visa à redução dos impactos financeiros provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Cada proponente deverá apresentar um único projeto (individual ou dupla), sob pena de desclassificação, para produção e apresentação de conteúdo artístico-cultural inédito, com duração entre 30 a 40 minutos. O chachê tem o valor de R$ 800,00.

O conteúdo deve ser inédito e exclusivo para o projeto “Somos Todos o Tocantins”, e com classificação etária definida como Livre. Além disso, o proponente deve certificar a autoria e dispor de autorização para reprodução, reservando assim os direitos autorais do conteúdo. A gravação será feita em estúdio profissional. Serão abertas exceções para conteúdos com mais de duas pessoas, quando estas morarem na mesma residência e justificarem a extrema necessidade do fazer artístico ser em trio ou quarteto.

Todos os procedimentos de inscrição serão realizados virtualmente. O edital (https://bit.ly/2zr2l2E) traz os detalhes, incluindo a documentação necessária. As propostas podem ser enviadas tanto por pessoas físicas quanto jurídicas (com CNPJ). O formulário de inscrições (https://bit.ly/2WY4HiG) inclui a necessidade de anexar os documentos exigidos.

A pré-seleção será realizada pela Comissão instituída pelo ICA. Após o período de inscrições, serão realizados todos os procedimentos legais de pré-seleção, homologação do resultado, contratação, conforme o cronograma abaixo.

A Comissão de Avaliação será composta por três pessoas, representando o Instituto Cidadania Amazônia, a Adetuc e a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-TO), que levarão em consideração os critérios de diversidade das linguagens, viabilidade técnica de execução, potencial para atrair o interesse público para o argumento proposto. Caso não haja propostas suficientes inscritas, o ICA tem autonomia para selecionar outras propostas, de acordo com o investimento máximo estabelecido, e será realizado por meio de convites.

“Nossos artistas foram os primeiros a perderem sua fonte de renda, pois dependem diretamente do público”, lamenta o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, ressaltando que, apesar das medidas adotadas para o controle da transmissão do vírus, com o fechamento de equipamentos culturais e suspensão de eventos, o governador Mauro Carlesse está sensível a situação desta e de outras classes que foram profundamente impactadas.

Cronograma

· Inscrições - 25 de maio a 29 de maio

· Pré-seleção - 29 de maio a 04 de junho

· Divulgação do resultado - 4 de junho

· Período da impugnação do resultado da seleção - 5 de junho a 9 de junho

· Resultado da impugnação - 10 de junho

· Homologação do resultado final - 10 de junho a 12 de junho

· Período da contratação dos selecionados - 12 de junho a 19 de junho