Legislativo tocantinense tem forte atuação no combate ao Coronovírus

  • 19/Mai/2020 16h43
    Atualizado em: 19/Mai/2020 às 16h45).

A gestão de Antonio Andrade, à frente Assembleia Legislativa do Estado (AL-TO), desde o início foi pautado pela produtividade. O parlamento tocantinense tem batido recordes de sessões e proposituras apresentadas pelos deputados.

Mesmo em meio à pandemia os deputados seguem trabalhando, em muitos casos, a forma de contato com o eleitor mudou, passou a ser remota, por telefone, e-mail e redes sociais. Mas as demandas chegam e estão sendo tratadas. Uma demonstração de que essa legislatura pode ser considerada uma das mais eficientes.

São dezenas de projetos e requerimentos apresentados, sempre procurando minimizar o impacto do coronavírus, da pandemia, na vida do cidadão tocantinense.
Destes projetos se destacam 52 pedidos de reconhecimento dos decretos de calamidade pública nos municípios. Sem o reconhecimento da AL-TO o gestor pode ter dificuldades para acessar recursos e realizar compras emergenciais, por exemplo.

Sempre atentos ao momento e às necessidades do cidadão, os deputados têm apresentado proposituras como as que instituiu descontos nas mensalidades escolares das escolas particulares; a necessidade do fornecimento de álcool em gel em lugares com grande fluxo de pessoas; que garantiu atendimento a portadores do TEA (Espectro de transtorno Autista) na pandemia; que proíbe o corte dos serviços de água, luz e telefone, entre outros durante a pandemia; que prevê multa para quem divulgar fake News sobre a pandemia.

Além de legislar, os deputados têm destinado emendas parlamentares para área da saúde e aquisição de cestas básicas.

“O parlamento tocantinense tem cumprido o seu papel, estamos acompanhando a situação a cada dia. Temos ouvido autoridades da área da saúde, o governador, os prefeitos e a população. Sempre buscando o melhor caminho para preservar vidas, garantir a dignidade dos tocantinenses, só assim todos juntos vamos vencer a covid-19”, disse Antonio Andrade.

O trabalho na Casa de Leis do Tocantins segue por meio de sessões presencias e remotas, com todos os cuidados para garantir a saúde dos servidores, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento mínimo, entre outros estão sendo tomados, segundo o presidente. (Ascom dep. Antonio Andrade)