Seduc abre período de inscrições para o programa TO no Enem 2020

  • 12/Mai/2020 11h20
    Atualizado em: 12/Mai/2020 às 11h24).

Estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual já podem se inscrever

Estão abertas as inscrições para o programa #TOnoEnem 2020. Lançada nesta segunda-feira, 11, a campanha deste ano: ‘TO de casa No ENEM’, visa atender os 36.673 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio, na rede estadual de ensino.

A iniciativa do Governo do Estado, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), passou por reformulações em decorrência das medidas de distanciamento social visando diminuir o contágio pelo coronavírus. São parceiros do programa a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Assembleia Legislativa.

A campanha ‘TO de casa No ENEM’ disponibilizará aos estudantes diversas alternativas para auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas videoaulas, material didático digital e impresso, simulados, plantão tira-dúvidas, pílulas do Enem, Lives, além de outras estratégias e metodologias de aprendizagem que levem em conta os conteúdos abordados no exame nacional.

Inscrições

As inscrições podem feitas até o dia 15 de maio. Para se inscrever, os estudantes deverão acessar o site da Seduc, selecionar o link correspondente à sua regional de ensino e preencher a ficha informando as condições de realização das atividades que estão sendo desenvolvidas: digital ou impressa.

Aqueles que não possuem acesso à internet podem se inscrever pelo telefone 0800-635050, ou na escola, com agendamento prévio para evitar aglomeração.
O formulário de inscrição visa obter um diagnóstico que possibilitará a organização e planejamento da equipe, o monitoramento dos estudantes inscritos e a definição do formato de entrega das atividades do Programa.

Formas de acesso

Para os estudantes que possuem acesso à internet, o material para acompanhamento será disponibilizado no site da Seduc e no canal do Youtube TOnoEnem.
Aqueles que têm computador, mas não têm acesso à internet, irão retirar o material impresso e as vídeos aulas em pendrive disponibilizado pela escola onde está matriculado. É necessário realizar o agendamento prévio para evitar aglomeração.

Já os estudantes que residem na área rural, indígena ou quilombola, receberão o material em casa por meio do transporte escolar.

Ferramentas de estudos

O Início das aulas está previsto para o dia 18 de maio. As videoaulas poderão ser acessadas pelo Youtube e serão transmitidas também pela TV Assembleia.
A Seduc disponibilizará, semanalmente, materiais de apoio digitais e impressos. As apostilas serão organizadas por área do conhecimento, abordando os conteúdos exigidos pelo Enem.

O plantão tira-dúvidas será realizado em lives na plataforma on-line ou na escola no dia da retirada do material impresso. Outra Ferramenta de interação entre a escola e os alunos serão os grupos de WhatsApp criados pelas próprias unidades de ensino.

Além disso, o programa ainda vai oferecer as Pílulas do Enem, uma série de dicas e informativos sobre o exame nacional, que serão veiculadas nas rádios 96 FM, UFT FM e TV Assembleia.

Os estudantes participarão ainda do Webinar Construindo Minha História, um momento de interação semanal via Youtube.

Enenômetro

Para acompanhar o número de estudantes da rede estadual do Tocantins inscrições no Enem, a Seduc contará com Enenômetro. A ferramenta será atualizada diariamente pelas escolas estaduais.