Governo publica Portaria instituindo comissão que fomentará projetos culturais do Tocantins

  • 24/Mar/2020 17h20
    Atualizado em: 24/Mar/2020 às 17h22).

A comissão definirá diretrizes para a política de fomento, de colaboração e de cooperação com as organizações da sociedade civil

O Governo do Estado, por meio da Agencia de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), publicou, nessa segunda-feira, 23, no Diário Oficial do Estado nº 5568, Portaria nº 63 que institui a comissão de seleção para processamento e julgamento de Chamamento Público para incentivo e promoção das demandas e produções artísticas e culturais do Tocantins.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Lorena Ribeiro, a criação da Comissão é de fundamental importância para gestão de ações voltadas ao desenvolvimento cultural no Estado. “A publicação da Portaria que institui a Comissão que avaliará e selecionará os projetos e ações no âmbito da cultura é um passo importante nas políticas culturais e sobretudo valorização da classe”, considerou.

Segundo o presidente da Adetuc e secretário da Industria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, a criação da comissão permitirá a reativação do conselho estadual de cultura, que já se encontra em processo de elaboração, para que o órgão faça a gestão dos recursos do fundo da cultura a fim de fomentar todas categorias artísticas tocantinenses. “A democratização das políticas culturais é uma das propostas do Governador Mauro Carlesse para que o fundo da cultura seja destinado à realização de atividades de natureza artística e cultural do Estado”, destacou Lyra.