Estudantes do Tocantins representam o Estado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

  • 24/Mar/2020 16h56
    Atualizado em: 24/Mar/2020 às 17h01).

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que este ano será realizada na modalidade on-line, em virtude da pandemia do Covid-19, acontece até o dia 4 de abril

Com projetos de um isolante térmico feito com embalagens de leite longa vida e de um extintor automático para veículos, dois grupos de estudantes tocantinenses foram selecionados para representar o Estado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A feira, que acontece de 23 de março a 4 de abril, e neste ano será realizada na modalidade virtual, em decorrência da pandemia do Covid- 19.

O Projeto Isolante Térmico com Embalagens de Leite Longa Vida foi idealizado pelos alunos da Escola Estadual Liberdade, Amanda Souza Alencar, Wanderson Bruno Fernandes Rodrigues e Karla Estefany Silva Nogueira, sob orientação da professora Orcidália Martins Feitosa. Já o Projeto Extintores Veiculares Automáticos (EVA) é de autoria dos alunos do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade II, David Hércules, Isaias Pereira e Jodacy Neres, orientados pelo professor Jadson Xavier.

A superintendente de Educação Científica, Tecnológica e Profissional, Maria de Lourdes Leôncio Macedo, destaca os impactos positivos da iniciação científica para os estudantes tocantinenses. “Essas duas equipes que foram selecionadas para a Febrace demonstram o resultado de ações que são desenvolvidas nas nossas escolas de incentivo à pesquisa e à inovação entre os estudantes. Estamos na torcida pelos nossos representantes e convidamos os demais alunos a acompanharem a programação que será disponibilizada on-line e que contará com palestras de temáticas diversas e de interesse dos alunos”, enfatiza.

Febrace

Em sua 18ª edição, a Febrace assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

As seletivas aconteceram no ano passado e envolveram cerca de 66 mil estudantes que desenvolveram trabalhos de pesquisa científica e tecnológica. Os candidatos foram submetidos diretamente ou se destacaram em uma das feiras regionais promovidas nos estados, a exemplo da Feira de Ciências e Empreendedorismo (Fecit), realizada em Palmas.

Programação

Neste ano, a programação será transmitida pela internet com acesso livre ao público. Os primeiros tocantinenses a se apresentarem são os alunos da Escola Estadual Liberdade. O Projeto Isolante Térmico com Embalagens de Leite Longa Vida será avaliado pelos examinadores da Febrace no dia 24 de março, das 17h às 20h.

Na sexta-feira, 27, é a vez da equipe do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, que explanarão sobre o projeto Extintores Veiculares Automáticos (EVA), das 9h às 12h.

Além da exibição dos projetos de alunos de todo o Brasil, a programação da Febrace 2020 oferecerá palestras on-line também abertas para acesso público. Todos os eventos serão transmitidos pelo site www.febrace.org.br/virtual/.

Os melhores projetos, em diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas do CNPq, intercâmbios e visitas técnicas, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. (Fonte: Secom)