Campanha de vacinação contra a Influenza inicia na segunda-feira

  • 21/Mar/2020 16h24
    Atualizado em: 21/Mar/2020 às 16h28).

Os 139 municípios do Estado iniciam nesta segunda-feira, 23, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Este ano a expectativa é vacinar 90% de um público alvo de 471.522 usuários, divididos em três etapas de vacinação, durante o período da campanha que se estende até o dia 22 de maio. A realização do dia “D” de mobilização nacional será no dia 9 de maio.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Perciliana Bezerra, a vacinação contra Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença em seu estágio grave e suas complicações, reduzindo as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe.

Perciliana também informou que a vacina deste ano é de composição trivalente para os vírus da Influenza A H1N1, A H3N2 e B, de circulação nacional. “Todas as 311 salas de vacinação do Estado estão orientadas para estarem abertas no dia D. Também orientamos que cada município deve empreender estratégias a fim de que tenhamos uma campanha exitosa”, salientou.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe.

Coronavírus

A vacina da gripe deste ano não previne contra o Coronavírus (Covid-19), entretanto protege a população contra a Influenza circulante, aumentando a imunidade e reduzindo a carga da doença na população, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Doses

O Ministério da Saúde enviará de maneira escalonada as doses de vacina para atender os grupos prioritários da campanha, não sendo possível o atendimento da população em geral (que não fazem parte do grupo prioritário). O gestor municipal que vier a liberar vacinas fora do grupo prioritário será responsabilizado se houver faltas.

Influenza no Tocantins

O Tocantins registrou em 2019, 144 casos confirmados de Influenza A H1N1: 51; H3N2: 41; não subtipado: 15 e Influenza B: 37, além dos 14 óbitos. Este ano já foram registrados 18 casos confirmados de influenza A: H1N1: 15; não subtipado: 02 e Influenza B: 01.

Etapas da campanha de Vacinação contra a Gripe

1ª fase - a partir de 23/03
: idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase - a partir de 16/04: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

3ª fase - a partir de 09/05: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.