No Palácio Araguaia, visitas guiadas são oportunidade para conhecer a história do Tocantins

  • 11/Mar/2020 18h19
    Atualizado em: 11/Mar/2020 às 18h25).

Apesar da pouca idade, o estado mais novo da Federação Brasileira tem muita história para contar. Com o objetivo de oportunizar aos turistas e população em geral conhecerem um pouco mais dessa história – desde sua criação até os dias atuais -, a Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), disponibiliza um técnico, que conduz o visitante pelo Palácio Araguaia, enquanto relata os fatos, esclarece sobre a arquitetura e apresenta personagens emblemáticos que marcaram a biografia do Tocantins.

Na manhã desta quarta, 11, foi a vez dos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, de uma escola particular de Palmas percorrem o salão central do Palácio e se encantarem com as curiosidades presentes em cada detalhe. “O que eu mais gostei foram estes desenhos na parede. Adorei conhecer como o Tocantins foi criado. Agora, eu já posso contar o que eu aprendi para os meus outros amigos”, declarou Davi Stahnke, de apenas 8 anos, apontando para os paneis, localizados no interior do prédio, pintados pelo artista plástico DJ Oliveira.

A professora Ana Rita, que acompanhava os alunos durante a visita, comentou sobre a importância deste tipo de serviço, dando relevância para o enriquecimento cultural que a iniciativa propicia, e acrescentou: “em nossa escola, procuramos estender o ensino além da sala de aula. Então, quando soubemos que poderíamos contar com o apoio do Governo, marcamos um horário e trouxemos duas turmas. Eles precisam conhecer de perto como tudo começou para se sentirem pertencentes ao estado onde vivem”.

Para Tom Lyra, secretário da Indústria, Comércio e Serviços, e presidente da Adetuc, a ação vai ao encontro dos bons resultados gerados pelo setor de turismo no Estado. “A praça dos Girassóis é um dos principais pontos turísticos do Tocantins e o Palácio Araguaia recebe muitos visitantes diariamente. Então, atendendo a um pedido do governador Mauro Carlesse, disponibilizamos um técnico para conduzir tanto aqueles que moram aqui quanto nossos turistas, que poderão conhecer a rica história do nosso estado”, enfatizou o gestor, comemorando mais este avanço.

Serviço

As visitas guiadas pelo Palácio Araguaia duram cerca de 40 minutos e podem ser agendadas através do número (63) 3212-4143.

Horários de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 11h e das 14:30 às 17.