Inscrições para o curso de pós-graduação lato sensu em Transtorno do Espectro Autista segue até 10 de março

  • 05/Mar/2020 18h31
    Atualizado em: 05/Mar/2020 às 18h33).

O curso é destinado a professores e técnicos da educação especial da rede estadual

Estão abertas até o dia 10 de março, as inscrições para o curso de pós-graduação lato senso em Transtorno do Espectro Autista (TEA). O processo seletivo oferece 50 vagas destinadas a professores que atuam em qualquer modalidade ou função nas unidades escolares da rede estadual, além dos técnicos da educação especial. A especialização é ofertada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo do curso é potencializar a formação de professores da rede estadual de ensino, baseado no uso de tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

As inscrições podem ser feiras até às 18h do dia 10 de março, exclusivamente via e-mail, pelo endereço eletrônico tea-tdic@uft.edu.br. É necessário identificar o assunto do e-mail como “INSCRIÇÃO ESPECIALIZAÇÃO TEA-TDIC”. O candidato deverá anexar toda a documentação exigida, sendo carteira de identidade; CPF; visto RNE para estrangeiros residentes no país; diploma e histórico escolar do curso de graduação reconhecido pelo MEC; comprovante de quitação com o serviço militar, se for o caso; certidão de casamento, caso haja mudança de nome; comprovante de quitação com as obrigações eleitorais; Currículo Lattes ou Vitae; e uma via, devidamente preenchida, do Anexo I do edital do Processo Seletivo, que poderá ser acessado neste link.

A gerente de Educação Especial da Seduc, Paola Regina Martins Bruno, destaca a relevância do curso para a formação dos profissionais da educação. “Com o crescente número de alunos que apresentam o transtorno do espectro autista, é importante que toda a equipe escolar esteja preparada e orientada para atender esta clientela. O curso visa também oferecer metodologias que favoreçam a socialização e comunicação destes alunos com a sociedade”, enfatiza.

O curso

A especialização será ofertada pela Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisas e Pós-Graduação (Propesq) e do Instituto de Pesquisas e Extensão de Desenvolvimento Regional do Centro Norte Brasileiro (Ibex-Regional). O curso é gratuito, com módulos ministrados a cada 15 dias.
“Esta é uma excelente oportunidade de capacitação tanto para os professores como também para os coordenadores, diretores e profissionais que atuam em outras funções nas escolas estaduais, inclusive nas Apaes. Também podem se inscrever todos os técnicos da educação especial da rede estadual”, reforça Paola.

O processo seletivo será realizado por meio de análise de currículo e de carta de intenção, esta deverá ser elaborada pelos candidatos. A publicação do resultado está prevista para o próximo dia 13 de março e as matrículas para o período de 23 a 25 de março. As aulas serão ministradas entre os meses de abril e dezembro de 2020.