Professor da Fundação Cultural de Palmas realiza exposição de Artes Visuais no Sesc- TO

  • 04/Mar/2020 10h39
    Atualizado em: 04/Mar/2020 às 10h44).

O professor de música da Fundação Cultural de Palmas, Léo Perotto, mostrará outra faceta do seu trabalho artístico em exposição na Galeria de Artes do Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc –TO), na ACSU – NE 60 (502 Norte). A exposição ‘Aforismos Sonoros’, será aberta na sexta-feira, 6, às 19h, com apresentação de mais de 50 cards que utilizam a técnica de colagem, desenho, aquarela, entre outros. A visitação seguirá até o dia 14 de abril de 2020 e a classificação é livre.

O conceito da exposição “utiliza a noção de aforismos incorporado ao desenvolvimento de pequenas narrativas visuais, que visam proporcionar uma leitura sobre o tempo presente. Desenvolvidas por meio de cards, o conceito expositivo surge a partir do meu discernimento – enquanto professor de artes, músico e artista visual – sobre o atual momento político e cultural em que vivemos e de nossa relação multissensorial com estes acontecimentos. A série é composta por mais de 50 cards, sendo ininterrupta e contínua”, releva Perotto, acrescentando ainda que “as obras utilizam a técnica de colagem como princípio norteador, mas é também utilizado o desenho, a aquarela, ou o que se fizer necessário em outros momentos. Estas variações técnicas no desenvolvimento dos cards se relacionam com a minha leitura sobre o tempo passado e presente, constituindo-se como novas formas de se posicionar em relação ao futuro, o que me obriga – de certa maneira – a continuar desenvolvendo os cards ad infinitum, assim como suas variações, como uma forma de pensar minha própria existência”, revela Perotto.

Termos

Aforismo: substantivo, máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; apotegma, ditado.1.1 Texto curto e sucinto, fundamento de um estilo fragmentário e assistemático na escrita filosófica, geralmente relacionado a uma reflexão de natureza prática ou moral”. (Fonte: https://houaiss.uol.com.br/pub/apps/www/v3-3/html/index.php#1)

“Aforismo é um texto breve que enuncia uma regra, um pensamento, um princípio ou uma advertência. É um estilo de sentença que articula literatura e filosofia em que a percepção da vida, da sociedade, ou tudo que venha a ser objeto de pensamento, é realçado pela expressividade de uma mensagem verdadeira e concisa”. (Fonte: https://www.significados.com.br/aforismo/).