Seagro reúne parceiros para discutir a realização da Agrotins e apresenta novidades

  • 28/Fev/2020 10h47
    Atualizado em: 28/Fev/2020 às 10h54).

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado (Seagro), Cesar Halum, realizou nesta quinta-feira, 27, reunião de alinhamento da 20ª Edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que será realizada de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas/TO.

No encontro o secretário César Halum, apresentou o planejamento para a edição 2020 da feira, e informou que o tema será Cerrado Sustentável. Segundo o secretário, este evento será no campo das ações sustentáveis como, por exemplo, para a região do Matopiba, estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, adiantou.

“Não há problemas em expandir, mas temos que fazer sempre com muita responsabilidade. Alinhar às instituições que podem nos auxiliar e até mesmo financiar projetos que permitam visibilidade nas nossas ações e, principalmente, mostrar ao produtor rural que a sustentabilidade permite o aumento da produtividade e rentabilidade”, explicou.

Na oportunidade, o presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque apresentou como será a participação do órgão no evento. Ele enfatizou sobre a participação da equipe técnica nos ciclos de palestras e no atendimento ao público, e destacou ainda, A Rede Jalapão, uma demonstração clara de como o cerrado pode ser sustentável.

“A Rede Jalapão é formada por 40 famílias agroextrativistas da Área de Proteção Ambiental do Jalapão - APA do Jalapão, que juntamente com instituições parceiras, colaboradores e comunidades com interesses voltados para a conservação do cerrado, buscam alternativas de melhoria da qualidade de vida para os moradores.

Abuquerque também falou sobre a produção sustentável dessas comunidades. “Estas famílias produzem produtos artesanais como a farinha de jatobá, óleos de buriti, pequi e macaúba, doces, licores, compotas e cestaria do talo do buriti. E o mais importante é que seguem princípios fundamentais como cooperação, manejo integrado do fogo, conservação do cerrado, gestão comunitária, uso sustentável dos recursos naturais, segurança alimentar e geração de renda”, afirmou.

César Halum destacou que o Tocantins possui 85% do bioma cerrado e afirmou que, o tema Cerrado Sustentável foi muito pertinente à comemoração dos 20 anos da Agrotins. Será uma comemoração em grande estilo. “Somos uma feira consolidada e que faz parte do calendário de feiras agrotecnológicas do país”, quando reforçou a integração e participação dos parceiros que garantem o sucesso da feira.

Novidades

Entre as novidades para esta edição da Agrotins está a construção do aeródromo para pouso e decolagem de aeronaves leves, a pavimentação da área da feira, ampliação das vitrines agrotecnológicas de grãos e o novo espaço Campo do Conhecimento, local em que serão realizadas palestras, cursos, entre outras atividades. Todas as novidades e outros detalhes da Agrotins 2020 serão apresentados durante o lançamento oficial da feira, marcado paro o próximo dia 09 de março.

Participaram do encontro os secretários da Seagro, César Halum, do Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Renato Jaime; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, além de representantes da Secretaria de Educação e Cultura, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e assessores de imprensa de todas as pastas presentes.