Posse de novos conselheiros do FUPPAC em Natividade contou com participação da Adetuc

  • 14/Fev/2020 18h59
    Atualizado em: 14/Fev/2020 às 19h30).

Durante a reunião realizada nesta quinta-feira, 13, foram eleitos e empossados os novos membros do Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural (FUPPAC), ficando com a seguinte composição: Sandramar Eleotério como presidente, Hélio Aires como vice-presidente, Bruna Meneses como 1ª secretária e Orlando Póvoa como 2º secretário. Na ocasião também foram incluídos novos membros e criada uma cadeira para representação da Paróquia de Natividade. O Governo do Tocantins será representado no conselho por Alline Alves Santos da Silva como titular e Liliane Bispo dos Santos como suplente.

O FUPPAC é o Fundo de Preservação do Patrimônio Cultural, mantido com verba do Governo Federal para desenvolver ações de preservação e conservação dos centros históricos das cidades brasileiras tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Todo centro histórico tombado pelo IPHAN deve ter um Conselho do FUPPAC para gerir o fundo.

Para que haja maior controle das verbas destinadas à manutenção deste patrimônio, existe um conselho que faz a gestão do fundo. “É importante termos membros do governo neste conselho para fortalecer a atenção que o governador Mauro Carlesse dá ao setor de cultura do Estado”, destacou Tom Lyra, presidente da Adetuc.

A gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Adetuc, Alline Alves, enfatizou a relevância do conselho e avaliou o papel da nova comissão. “Para nós, do Governo do Tocantins, estabelecer esta conexão entre os poderes é muito interessante. O centro histórico de Natividade merece ser gerido da melhor forma e eu acredito que estamos no caminho certo. Além disso, é importante frisar que outros membros da sociedade fazem parte e podem, dessa forma, participar efetivamente das tomadas de decisões”.