PSDB do Tocantins parte para o confronto com a Executiva Nacional sobre candidatura em Palmas

  • 14/Fev/2020 12h47
    Atualizado em: 14/Fev/2020 às 12h54).
PSDB do Tocantins parte para o confronto com a Executiva Nacional sobre candidatura em Palmas Foto: Reprodução internet

Em reunião nesta quarta-feira, 12, a Executiva Nacional do PSDB delegou ao presidente do partido, Bruno Araújo, todos os poderes necessários para garantir a candidatura à reeleição da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. A reeleição de Cinthia teve apoio unânime do partido, em especial do PSDB-Mulher, presidido pela ex-governadora Yeda Crusius.

A prefeita recebeu total apoio dos membros da Executiva Nacional e segmentos partidários, diante das dificuldades encontradas com o Diretório Estadual do partido no Tocantins, que tem caminhado em dissonância com as resoluções e diretrizes da Executiva Nacional.

O partido ressalta que há apenas 1 ano e 10 meses à frente da capital do Tocantins, Cinthia Ribeiro vem tendo seu trabalho de gestora reconhecido não só pela população de Palmas, como também nacionalmente. Na semana passada, Palmas foi reconhecida em levantamento feito pelo Instituto de Gestão Municipal Áquila (IGMA) como a segunda capital mais eficiente do Brasil. Atrás apenas de Curitiba.

Entretanto, o Diretório Regional do PSDB no Tocantins, presidido pelo ex-senador Ataídes Oliveira, em reunião ocorrida na noite desta quinta-feira, decidiu partir para o confronto com a Executiva Nacional, confirmando a realização de prévias para escolha do nome que disputará a eleição municipal em Palmas, na eleição de outubro, alegando que três nomes postulam a vaga. A decisão foi anunciada nesta manhã através de nota à imprensa. Veja íntegra da nota.

NOTA À IMPRENSA

"O Diretório Estadual do Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB-TO, informa que sobre a matéria veiculada na imprensa acerca da afirmação de que a Executiva Nacional e PSDB Mulher asseguram a candidatura de Cinthia Ribeiro à reeleição em Palmas, expõe o que segue:

1) O Estatuto do PSDB no Capítulo II, dispõe sobre os objetivos e princípios do Partido, sendo que no art. 2º assevera que tem como fundamento a democracia interna;

2) No Município de Palmas já sinalizaram 3 (três) candidaturas, sendo que diante dessa situação a forma mais democrática para a escola é através das prévias partidárias e consequentemente as convenções;

3) A imposição de candidatura, sem o devido processo democrático interno, atinge frontalmente princípios da própria agremiação e aqueles previstos na Constituição da República Federativa do Brasil;

4) O Tribunal Superior Eleitoral, em recentíssima decisão (autos nº 843-68) indeferiu o pedido do Partido Novo, cuja finalidade foi de criar, no âmbito do seu estatuto, um órgão denominado “Comissão de Seleção de Candidatos”, com o escopo de exercer atribuições típicas das convenções e concentrar em seus membros o poder de escolha dos candidatos;

5) Dessa forma, considerando que há mais de uma candidatura nas eleições para o Poder Executivo em Palmas, o Diretório Estadual do PSDB-TO, reunirá com a finalidade de aprovar a regulamentação das eleições prévias partidárias, a fim de escolha dos candidatos a cargo eletivos referente ao pleito municipal de 2020".