População de Tocantínia será beneficiada com as ações do Internato Rural Integrado em Saúde da UFT

  • 12/Fev/2020 10h45
    Atualizado em: 12/Fev/2020 às 10h57).

Uma conferência que teve por objetivo discutir e viabilizar a implantação do Internato Rural Integrado em Saúde (IRIS), no município de Tocantínia, foi realizada na manhã desta terça-feira, 11, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), no plenário da Câmara de Vereadores.

O secretário de Educação, André Goveia, explicou que o Internato Rural Integrado ficará responsável por realizar atividades de desenvolvimento de nutrição, educação, saúde, assistência social e envolverá vários cursos da UFT, como Medicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Assistência Social, dentre outros.
Goveia destacou, ainda, o empenho do prefeito Manoel Silvino, na concretização dessa parceria, vez que a ideia da administração municipal é de transformar o Internato Rural em mais uma ação de fortalecimento das políticas públicas no município de Tocantínia, tendo como foco as comunidades da periferia e indígena, que serão beneficiadas com as atividades de extensão nos mais variados cursos, tendo sempre a tutoria de profissionais já formados.

Importância

Já a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Ribeiro de Andrade Oliveira fez questão de ressaltar a importância dessa iniciativa que será colocada em prática pelos acadêmicos da UFT, tendo o suporte da Prefeitura de Tocantínia. Ana Paula também lembrou os benefícios mútuos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a população tocantiniense. “Trata-se de uma iniciativa de grande alcance social, que vai beneficiar as comunidades índias e não-índias, por isso mesmo é que estamos todos empenhados no sucesso desse projeto”, afirmou a secretária.

Sobre o Internato

O Internato Rural Integrado em Saúde (IRIS), da UFT, busca melhorar a formação dos acadêmicos considerando as vivências e as práticas como elementos fundamentais deste processo; além de promover ações educativas na comunidade que busquem melhorar a qualidade de vida e os indicadores de saúde, assistência social e educação dos municípios.

A iniciativa também se destaca por conseguir agregar os acadêmicos à comunidade com o propósito de formar cidadãos profissionais com práticas humanizadas na defesa dos direitos sociais, bem como, contribuir com a oferta dos serviços à comunidade que possam melhorar as políticas sociais municipais e cooperar para a fixação destes futuros profissionais nos pequenos municípios do Tocantins.

UFT Social

O projeto faz parte do programa UFT Social que objetiva a inserção da universidade no contexto regional para contribuir com o desenvolvimento do Tocantins, sendo constituído por seis grandes temas transversais: Saúde e bem-estar, educação e cultura, cidadania e justiça, empreendedorismo e inovação, agricultura e meio ambiente e governança pública.

Participação

Participaram do evento, os profissionais do município ligados às áreas da Educação, da Saúde e da Assistente Social, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ivan Xerente, o representante da Funai, Ribamar Marinho Xerente e do Pólo Base (Saúde Indígena), Lucivanda Oliveira de Souza Correia, dentre outros. (Zacarias Martins)