Mauro Carlesse inicia 2020 com decisões acertivas ao efetivar secretários

  • 13/Jan/2020 09h02
    Atualizado em: 13/Jan/2020 às 09h12).

Em poucos dias de 2020 o tocantinense já pôde notar algumas pequenas mudanças no cenário político do Estado. Ao que tudo indica, estas tendem a tornar-se cada vez mais acentuadas nos próximos meses e perceptíveis até para aqueles que pouco falam ou vivenciam política. E estamos em ano eleitoral! A mudança também passa pelo Palácio Araguaia e Assembleia Legislativa, apesar de que ambos os poderes não participam das eleições de 2020.

2019 foi um ano difícil. Foi! Não só para aqueles detentores de cargos eletivos que tomaram várias medidas, necessárias, porém amargas aos tocantinenses. Foi um ano difícil para todos nós! Um período de adequações. Hoje, ao contrário daquela fase que ficou no passado, tudo indica que o tocantinense iniciou 2020 com o pé direito.

No Estado, servidor público voltou a receber os salários no primeiro dia útil do mês. O Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e os municípios preparam-se para se tornarem canteiros de obras. Investimento é sinônimo de emprego, renda, poder aquisitivo, movimento econômico que gera mais empregos. É um círculo que para funcionar perfeitamente depende da saúde econômica do País. Neste processo o Estado também se beneficia com a arrecadação de impostos, que automaticamente são revertidos em oferta dos serviços públicos a todos nós.

O início da década é também um recomeço. Com privilégio geográfico, estamos no centro do País. Por sabermos que um novo amanhã depende de todos, vamos juntos trabalhar para que o nosso Estado cresça e cresçamos com ele.

Depois de meses com ações, em sua maioria impopulares, o governador Mauro Carlesse nos devolveu o equilíbrio nas contas públicas. Para tal conquista foi necessário, em alguns casos, desagradar a própria base. Esta foi a mais correta decisão! Hoje o Tocantins tem estrutura para desenvolver outras frentes de trabalho.

Na última semana, o governador Mauro Carlesse nos surpreendeu com uma atitude bastante positiva, que demonstra claramente o seu esforço em contribuir com o desenvolvimento do Tocantins. O Diário Oficial do Estado trouxe a efetivação de Tom Lyra e Élcio Mendes em Pastas fundamentais para a gestão.
O tocantinense, empresário no ramo de óticas, que já foi vice-governador do Estado, Tom Lyra foi mantido na Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (SICS).

Ponto não só para o governador, mas para o Tocantins, afinal, haveria escolha melhor do que colocar à frente da Secretaria de Indústria e Comércio um profissional com larga experiência na área? Em suas palestras, Lyra sempre defende que a crise econômica serve de potencial para separar os verdadeiros profissionais de amadores. Segundo ele a crise obriga as pessoas a criarem estratégias, sair da zona de conforto e se adaptar às constantes mudanças.

A efetivação de Tom Lyra na Secretaria é vista pelos empresários como uma oportunidade de juntos, governo e comércio trabalharem pelo bem da população. E nada melhor do que discutir o tema com quem entende do assunto.

Outra nomeação que trouxe ânimo a todos nós, foi a efetivação do jornalista Élcio Mendes na Secretaria de Comunicação do Palácio Araguaia. Profissional da velha guarda, ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins, o atual secretário possui bom trânsito não só com a imprensa, mas no meio político. Já foi chefe na comunicação da Defensoria Pública do Estado e atuou na assessoria de parlamentares no Tocantins. Élcio, certamente chega à equipe e muito contribuirá neste novo posto.

Ainda não foi descartado pelo governo ajustes na equipe de seus auxiliares do primeiro escalão. Até porque estamos em um ano de sucessão municipal e estratégias serão utilizadas para fortalecer a base de sustentação política de Mauro Carlesse, afim de formar um governo de coalizão.

Que o governador continue com ações tão acertivas no decorrer de 2020, conte com o suporte de profissionais gabaritados que possam em suas funções fazer com que este ano seja de fato um verdadeiro recomeço a todos nós!