Seder inicia implantação de nova Unidade Demonstrativa de Pecuária Leiteira

  • 07/Dez/2019 15h19
    Atualizado em: 07/Dez/2019 às 15h23).

Após processo de escolha das propriedades rurais de Palmas que receberão as unidades demonstrativas de Agroecologia, Horticultura, Avicultura de Corte, Mandiocultura, Pecuária Leiteira e Piscicultura, chegou o momento de implantação da primeira delas: a de Pecuária Leiteira. Os trabalhos no espaço físico da nova unidade, executados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder), começaram na quinta-feira, 5.

Localizada no Projeto de Assentamento Entre Rios, próximo ao Distrito de Buritirana, a Chácara Acássia, de propriedade de Lourdes Virgilino da Costa, funcionará como uma vitrine para a experimentação de novas tecnologias em torno da produção leiteira, tudo aliado à sustentabilidade, bom desempenho e baixo custo. Os trabalhos serão direcionados pelo médico veterinário Cláudio Sayão e o zootecnista Thiago Moreira.

O espaço destinado para o gado leiteiro é dois hectares, que receberá o plantio consorciado de capim e sorgo. Este último será destinado ao processo de silagem, e o capim ficará disponível para a alimentação direta das vacas. A silagem subsidiará o consumo durante o período de seca.

A chácara já possui um curral, porém será completamente refeito e seguirá as normas e dimensões necessárias, já planejadas pela equipe técnica. A escolha será pelo pastejo rotativo em piquetes, para direcionar de forma correta a alimentação do gado e se obtenha os resultados esperados.

Também foi iniciado o preparo do solo com gradagem e aplicação de calcário, que corrige a acidez e fornece dois importantes nutrientes, o cálcio e o magnésio.
Os animais também ganharão uma área de sombra, tudo visando o bem-estar animal, já que as altas temperaturas registradas em Palmas causam desconforto para o rebanho e podem reduzir o desempenho produtivo das vacas em lactação.