Tenente-coronel Andreya assume comando do 1º BBM e destaca qualificação e cuidados com a tropa, seus maiores desafios

  • 06/Dez/2019 17h12
    Atualizado em: 06/Dez/2019 às 17h16).
Tenente-coronel Andreya assume comando do 1º BBM e destaca qualificação e cuidados com a tropa, seus maiores desafios Foto: Wevverson César Costa/Governo do Tocantins

O 1º BBM está sob novo comando. E de forma inédita no Tocantins, uma mulher é quem está à frente das ações. Com 15 anos de Corpo de Bombeiros Militar, a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno assumiu o comando na manhã desta sexta-feira, 6, em cerimônia na sede da instituição, com a presença do governador Mauro Carlesse.

A passagem de comando ainda contou com familiares, amigos e militares do Corpo de Bombeiros Militar e de outros órgãos de segurança e parlamentares.

Tropa

A tenente-coronel passa a comandar o maior efetivo de bombeiros militares do Tocantins, com 194 homens. O grupo representa 40% da tropa e atua na região central do estado, com quatro Companhias e um Pelotão. "É um momento de muita honra, muito orgulho por ter sido escolhida pelo comandante geral [coronel Reginaldo Leandro da Silva], para estar assumindo o comando do 1º Batalhão de Bombeiros Militares, de ser a primeira mulher a assumir o mais alto nível de comando operacional", disse Andreya.

O plano inicial de trabalho da nova comandante já está traçado. "Manter o que foi feito, porque o comandante [tenente-coronel Erisvaldo Alves] que está saindo, fez um excelente trabalho e vamos também primar pela qualidade do ensino e treinamento da tropa, para que o resultado disso chegue às pessoas que vão ser atendidas, ou seja, nas vítimas", relata a tenente-coronel.

Outro ponto, que é definido como desafio pela tenente-coronel, diz respeito à qualidade de vida do efetivo. "Melhorar a qualidade no atendimento, sempre, buscando a excelência. Contudo, um desafio que eu pretendo alcançar é a qualidade de vida da nossa tropa, me preocupar com a saúde física e mental dos que estarão sob meu comando", assegurou.

A competência, a dedicação e o profissionalismo da nova comandante foram destacados pelo governador Mauro Carlesse e pelo comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, em seus discursos.

"A gente não pode diferenciar nem homem, nem mulher. Ela tem competência muito grande. Pra mim é uma alegria muito grande e penso que só vai melhorar e trazer clareza. Chegou a hora dela e ela vai comandar a maior cidade do Tocantins, Palmas. Fico feliz mesmo e que tenham outras mulheres com condições de estarem nesse posto tão importante, que é à frente dos Bombeiros Militares", declarou o governador.

"Para a corporação, esse momento é dignificante, ter uma mulher à frente do Batalhão Operacional, um Batalhão que lida com quase a totalidade de homens sob seu comando, não só Palmas, mas também Porto Nacional, Paraíso e Taquaralto. A tenente-coronel Andreya assume porque tem todas as condições técnicas para estar neste cargo a partir de hoje", afirmou o coronel Leandro.

Solenidade

A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do 1º BBM, na Avenida do Antigo Aeroporto. O tenente-coronel Alves garantiu estar feliz e tranquilo com sua substituta.

“A gente sai com o sentimento de dever cumprido e deseja sucesso à nossa amiga e comandante, tenente-coronel Andreya. Fiquei quase três anos como comandante, e a gente acaba aprendendo e conhecendo os problemas da unidade, mas é preciso renovar, ter um sangue novo, alguém que veja o problema de forma diferente. A evolução é assim. Desejo sucesso à colega”, concluiu, Alves, que assume a diretoria de Ensino e Pesquisa, onde Andreya de Fátima estava havia seis meses. (Fonte: Ascom/CBMTO)