Taquaralto já conta Núcleo de Identificação da SSP

  • 02/Dez/2019 18h43
    Atualizado em: 02/Dez/2019 às 18h46).
Taquaralto já conta Núcleo de Identificação da SSP Foto: Tharson Lopes/Governo do Tocantins

Foi inaugurado nesta segunda-feira, 2, mais um Núcleo de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), desta vez em Taquaralto, na sede do Resolve Palmas Sul. Este é o terceiro posto implantado pelo Governo do Estado em apenas três meses.

O vice-governador Wanderlei Barbosa, que representou o governador Carlesse no evento, ressaltou a importância da parceria institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Palmas em benefício da população. “Quero dizer da nossa alegria por essa inauguração e também do fortalecimento institucional. Por isso, quero agradecer a cessão da Prefeitura para que pudéssemos instalar esse órgão importante. Quando a Prefeitura cede esse espaço para o Governo Estadual, ela está cedendo para o povo de Palmas e para o povo do Tocantins”, declarou.

Wanderlei Barbosa também destacou que essa ação tem o objetivo de aproximar a população dos serviços prestados pelo poder público. “Nós queremos descentralizar para melhorar, para trazer para mais perto das pessoas o serviço público que está distante. Nós inauguramos um Posto em Taquaruçu, um em Luzimangues e agora estamos entregando este aqui em Taquaralto. Então, temos que ter a sensibilidade de buscar levar o serviço público para onde estão as pessoas, para que elas sejam melhores atendidas”, afirmou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, reforçou o intuito de facilitar a vida do cidadão, que muitas vezes precisa fazer um longo percurso para acessar um serviço público, e que agora, com o Núcleo em Taquaralto, terá sua necessidade atendida de forma mais efetiva. “Isso é respeito à população, é respeito à cidadania e respeito ao direito das pessoas em ter a sua Carteira de Identidade. A nossa obrigação é fazer o serviço funcionar bem”, frisou.

Ampliando o atendimento

O Resolve Palmas Sul faz cerca de 18 mil atendimentos ao mês, prestando diversos serviços públicos como pagamento de taxas municipais, intermediação de emprego e recebimento de reclamações do comércio local. Segundo a administração da unidade, a emissão da Carteira de Identidade era uma demanda reprimida da população da região.

A diarista Ana Rodrigues Neres, moradora do Setor Santa Bárbara, aproveitou a abertura dos serviços para iniciar o processo de emissão do Registro Geral (RG) da sua filha, a estudante Fernanda Rodrigues Silva, de 11 anos. “Facilitou muito a nossa vida, porque hoje a gente precisa da Carteira de Identidade para tudo, seja para fazer matrícula ou participar das competições de estudante, então isso é muito importante. Eu agradeço muito ter esse posto aqui na nossa região”, comemorou.

Para a vendedora Andresa Costa Miranda, a inauguração do Núcleo de Identificação também vai facilitar muito a sua vida. “Tudo que a gente vai fazer tem que correr pro Centro [de Palmas], aí é complicado por causa da locomoção. O posto vai melhorar bastante a nossa vida”, comentou.

O vereador Hélio Santana; o chefe da Unidade de Atendimento do Resolve Palmas Sul, Deliel Barbosa; a diretora do Instituto de Identificação da SSP, Naídes César Silva; a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza; servidores públicos e população em geral estiveram presentes à solenidade de inauguração. (Com informações da Secom/TO)