Última Terça Literária de 2019 homenageou os escritores José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos, Fidêncio Bogo e Mário Martins

  • 27/Nov/2019 20h13
    Atualizado em: 27/Nov/2019 às 20h26).
Última Terça Literária de 2019 homenageou os escritores José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos, Fidêncio Bogo e Mário Martins Foto: Júnior Susuki/Secom Palmas

“Não morro nem que me matem”, a frase marcante proferida sempre por José Gomes Sobrinho contextualizou a última edição da 'Terça Literária' de 2019, nesta terça-feira, 26. ‘Eternizados’ através da literatura, os escritores José Gomes Sobrinho, Margarida Lemos, Fidêncio Bogo e Mário Martins foram homenageados no evento promovido pela Academia Palmense de Letras (APL), em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Familiares, amigos, ex-alunos, admiradores, gente que foi cativada pelos imortais, quando em vida, se revezaram no palco do Theatro Fernanda Montenegro para através de depoimentos, declamação de poesias, interpretação teatral e música contar um pouco da história e legado dos homenageados.

“Foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história desses escritores que foram importantes para o Tocantins e sobre a história do próprio Estado”, afirmou a estudante Maria Alice de Souza, ao fim do evento.

“Achei uma homenagem justa. A gente vem nesse Espaço Cultural, que tem o nome de José Gomes Sobrinho, e hoje descobrir o motivo do nome, assim como o motivo de termos uma escola com o nome Margarida Lemos”, contou a Assistente Social, Josiane Moraes.

Terça Literária

O 'Terça Literária' é resultado da parceria entre a Fundação Cultural de Palmas e a Academia Palmense de Letra, e tem a finalidade de valorizar e difundir a produção literária de escritores tocantinenses, através da promoção de saraus literários, declamação de poesia, palestras, projeção de vídeos, apresentações musicais, debates sobre a obra de autores locais e sessão de autógrafos, entre outros eventos.

O projeto também visa incentivar à formação de plateia para a literatura e o teatro, desenvolver o lado emocional de crianças, jovens e adultos, a oralidade e a expressividade.