Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados

  • 18/Nov/2019 14h05
    Atualizado em: 18/Nov/2019 às 14h11).
Palacinho reabre com expografia e projeto museológico renovados Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido pelo seu nome original, Palacinho, será reaberto ao público nesta terça-feira, 19, com solenidade marcada para às 17 horas. A programação inclui apresentações musicais e homenagem ao ex-governador Siqueira Campos, além da primeira visitação às dependências do prédio, anexos e Capelinha, que passaram por obras de manutenção. O prédio principal também recebeu novo projeto museológico.

O Palacinho foi o primeiro edifício construído em Palmas e a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins. Feito em madeira de jatobá, encontra-se na região norte da Capital, próximo a TO-050, e por estar em uma área elevada permite ao visitante contemplar boa parte da cidade.

Em parceria com os integrantes do Grupo Amigos do Palacinho e representantes do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), que é responsável pela gestão do museu, ficou definida para a nova fase do museu a expografia O Período Palacinho 1990/91, onde o público poderá viajar na história dos primeiros dias de Palmas.

Os visitantes irão conferir como era o Gabinete do Governador, a Vice Governadoria, a Casa Militar, a Casa Civil, o Diário Oficial do Estado, a Secretaria de Comunicação e a Fundação Santa Rita de Cássia, criada em 1989 para formular e executar a política de promoção social do Estado, função hoje exercida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

O museu também conta com salão de exposições, com a mostra No Labirinto das Bandeiras, reunindo as bandeiras de vários municípios tocantinenses e sala de exibição de vídeos. Há ainda dois anexos, a sala multiuso e a sala de leitura, além da Capela Santa Rita de Cássia.

De acordo com a gerente de Acervos e Patrimônio, Alline Alves Santos da Silva, o plano museológico está sendo retomado pela museóloga da Adetuc, Liliane Bispo dos Santos, e conterá as metas e planejamento para os próximos quatro anos, tendo por base a legislação da área de museus e planos museológicos de outras instituições. Já o acervo da antiga expografia foi preservado, sendo que algumas peças estarão na composição das próximas exposições e as demais estarão acondicionadas na reserva técnica, para aproveitamento em mostras temáticas.

“A reabertura do museu à população tocantinense e aos que visitam a Capital é resultado de um grande esforço conjunto do Governo do Estado com parceria do conselheiro Wagner Praxedes, que por meio dos Amigos do Palacinho conseguiu reunir importantes apoiadores para esta causa”, pontua o presidente da Adetuc, Tom Lyra, reiterando o apoio irrestrito do governador Mauro Carlesse ao projeto, e a atuação da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação.

Entenda

O projeto Amigos do Palacinho foi idealizado por Wagner Praxedes, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e conta com a participação de representantes de vários segmentos da sociedade, entre pioneiros de Palmas, empresários, profissionais liberais, gestores públicos de todas as esferas. Seu lançamento oficial ocorreu em 14 de março, durante a abertura da exposição Siqueira Campos, no Memorial Coluna Prestes.

No dia 2 de abril, durante reunião com a participação de mais de 60 pessoas no auditório do Memorial Prestes, o arquiteto José Eduardo Rodrigues apresentou uma proposta inicial ao grupo. Após a manutenção emergencial, há intenção de se criar um parque urbano em seu entorno, bem como elaboração conjunta de um calendário de eventos e expansão da marca, com criação de produtos com a chancela “Palacinho”, para futura comercialização em loja no local.

No dia 15 de maio houve novo encontro, dessa vez no próprio Palacinho, que foi marcado pela apresentação das primeiras ações de melhorias do prédio principal e anexos. As visitações foram interrompidas por oito meses, para os trabalhos de recuperação elétrica e hidráulica, seguidos de limpeza, pintura e outros reparos realizados pela Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Habitação.

Ainda foi formalizada parceria para implantação e manutenção do plano paisagístico da área externa, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e a prefeitura municipal de Palmas. (Fonte: Secom/TO)