Com apoio do IFTO, Programa Ela Pode vai capacitar mais de 100 mulheres nesta quarta-feira, 20

  • 18/Nov/2019 11h38
    Atualizado em: 18/Nov/2019 às 11h43).
Com apoio do IFTO, Programa Ela Pode vai capacitar mais de 100 mulheres nesta quarta-feira, 20 Foto: Max Henrique/ Cíntia Fotografia/ Sarah Pires

O Instituto Rede Mulher Empreendedora, por meio do Programa Ela Pode - uma iniciativa que conta com o apoio do Google - realiza no auditório do IFTO, nesta quarta-feira, 20 de novembro, uma capacitação gratuita para mulheres que buscam desenvolver suas habilidades visando abrir o seu próprio negócio ou ingressar no mercado de trabalho. “Acreditamos que quando investimos em mulheres, elas contribuem dando um retorno à sociedade. Elas investem na educação dos filhos, no bem-estar das comunidades onde vivem e na construção de um mundo mais igualitário”, conta Ana Fontes, fundadora do Instituto RME.

A capacitação integra a programação da 10ª edição da Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), do IFTO. O conteúdo do programa aborda temas importantes para os desafios mais comuns na área do empreendedorismo e empregabilidade, tais como: comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais.

Desde que o Programa começou já capacitou no Tocantins 257 mulheres e, ainda este ano, pretende capacitar uma média de mais 150. O primeiro evento realizado no estado aconteceu em maio deste ano e reuniu cerca de 100 mulheres. "Esse evento nos trouxe muita alegria, pois a partir dele fizemos com que o Ela Pode fosse conhecido em todo estado. O terceiro foi realizado em Paraíso do Tocantins e o intuito é levar para outras cidades do estado. Outro fator importante é porque várias instituições como Sebrae, Fecomércio, Fieto, e empresas privadas como Kiw Assessoria de Comunicação, Quartetto Supermercados, Café Jalapão, Temar, entre outras se sensibilizaram com a causa e sempre são nossos parceiros”, afirma Sarah Pires, multiplicadora do Programa Ela Pode no Tocantins.

O Programa Ela Pode pretende capacitar 135 mil mulheres brasileiras até o final de 2020, tornando-as confiantes e preparadas para o autodesenvolvimento pessoal e profissional, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas. Com abrangência nacional, o programa é aplicado por voluntárias treinadas pelo Instituto RME (denominadas Multiplicadoras) em 120 cidades.

Rede Mulher Empreendedora

A Rede Mulher Empreendedora existe desde de 2010 e foi criada pela Ana Fontes – empreendedora, especialista em empreendedorismo feminino e pesquisadora de gênero. É a primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, com mais de 500 mil mulheres conectadas em rede e parceiros como Google, Itaú, Bradesco, Braskem, Ultragáz, Sanofi, Dell, Avon, Natura, FGV, Insper, ONU Mulheres, entre outros. Em 2017, a RME deu origem ao Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil. Atualmente o IRME, tem como principal projeto o “Ela Pode”, o maior programa de capacitação de mulheres do país e que conta com apoio do Google. Em 2018, criou a Aceleradora Herd, única do país focada em negócios liderados por mulheres.

Jice

A Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) reúne pesquisadores e extensionistas do IFTO e de outras instituições de ensino, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os participantes, proporcionando um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como, a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto. Nessa 10ª edição, o III Desafio de Ideias, que acontece no Espaço de Inovação, será voltado à participação exclusiva de estudantes do sexo feminino. Sob o nome: "Meninas na ciência", a ação visa incentivar a participação das mulheres na Pesquisa e Inovação.

Serviço

Capacitação Palmas/TO
Data: 20/11/2019
Horário: 08h às 18h
Local: Auditório do IFTO – Campus Palmas
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/wiTKGTyKdzQYBqY79
Contato: (63) 98501-8498