Roteiro do filme “Ayrton, meninices no coração do Brasil” está pronto

  • 18/Nov/2019 09h17
    Atualizado em: 18/Nov/2019 às 09h22).
Roteiro do filme “Ayrton, meninices no coração do Brasil” está pronto Foto: Divulgação

Após sete meses de aferrado trabalho, o ator e cineasta Vicentini Gomez, conhecido por protagonizar vários papéis em novelas da Rede Globo reuniu-se, semana passada, em São Paulo, com o jornalista Goianyr Barbosa e a secretária estadual da Educação, Adriana Aguiar, para mostrar a conclusão do roteiro do filme "Ayrton, Meninices no Coração do Brasil", um longa que vai contar parte da história da infância e da adolescência do piloto Ayrton Senna em terras do antigo Norte goiano, hoje Tocantins, na pacata cidade de Taipas, onde a família Senna possuía um imponente projeto agropecuário e, nas férias escolares, era o seu local preferido para repouso e entretenimento. O jornalista Goianyr Barbosa, autor intelectual do projeto, além da viagem a São Paulo para conhecer como ficou todo o roteiro que será encenado, participou ainda das homenagens que a Fórmula 1 fez no sábado, 9, a Ayrton, no Parque Ibirapuera, com a presença de pilotos como Filipe Massa e Emerson Fittipaldi.

Uma equipe de 15 renomados profissionais do mercado cinematográfico foi contratada para desenvolver a história de Senna a partir dos 7 aos 18 anos, bem como dos personagens que farão parte da obra, com base num acervo de 30 depoimentos filmados com pessoas que conviveram de perto com Ayrton Senna da Silva e seus pais em Taipas e região. Segundo Vicentini, esses especialistas atuaram na área de criação, fotografia, estética, pós-produção, trilha sonora, finalização de imagem, correção de cor, edição de áudio e pesquisadores que buscaram teses e dissertações em universidades relativas à trajetória do piloto. Para Vicentini, que tem o papel de diretor e produtor do filme, o que mais o estimulou nesse trabalho, por exemplo, foi o ineditismo de descobrir e revelar fatos do grande piloto que o mundo desconhece. "O trabalho é, indubitavelmente intelectual, mas recheado de emoções. Com certeza, será o mais importante e brilhante trabalho da minha carreira na produção cinematográfica", garante.

Os próximos passos

A próxima etapa dos trabalhos do filme, de acordo com Vicentini, será uma visita na região, com a finalidade de conhecê-la, catalogar as pessoas que testemunharam sobre Ayrton para, em seguida, agendar a primeira filmagem, após estar com todos os termos autorizatórios por parte das pessoas que narraram participação ao lado do piloto. Cerca de 90% dos trabalhos de filmagens serão no Tocantins, com a exibição de cenários do Jalapão e de outros lugares de mais apelo turístico. O filme terá ainda cenas de Interlagos, local onde o piloto teve uma estreita ligação com o mundo da velocidade. Por sua vez, a secretária estadual da Educação, Adriana Aguiar, emocionou-se ao pegar em suas mãos todo o roteiro do filme, manusear as dezenas de paginas e contemplar a grandeza da história do menino prodígio, sua saga infantil em terras tocantinenses já voltadas às aventuras da velocidade. “Ayrton é incomparável, e a sua história aqui é por demais fascinante. Nas telas do cinema do mundo inteiro, vai elevar o Tocantins a uma dimensão imensurável. Estamos falando de um ícone, um homem cujo legado ultrapassa gerações. Pelo que vi, já estou ansiosa para ver essa história nas telas”, destaca. (Por Goianyr Barbosa)