Salmonelose em suínos é tema de palestras para estudantes de medicina veterinária na Ulbra

  • 15/Nov/2019 16h07
    Atualizado em: 15/Nov/2019 às 16h12).
Salmonelose em suínos é tema de palestras para estudantes de medicina veterinária na Ulbra Foto: Divulgação/Adapec

Com o objetivo de debater a presença da Salmonella na cadeia produtiva de suínos e os riscos para a saúde pública, o Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) convidou a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para apresentar esta temática aos estudantes do curso de medicina veterinária da instituição, na tarde desta quinta-feira, 14, no auditório do Hospital Veterinário.

A palestra foi ministra pela responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos da Adapec, Regina Gonçalves Barbosa que apresentou o que é esta doença, destacando que ela pode surgir desde a etapa de produção até o consumo final, meios de transmissão entre os animais e destes para os humanos, cuidados e controle da doença.

“A salmonela é uma doença de difícil controle no rebanho e causa prejuízos econômicos com índices de mortalidade de 15%, e o meio de transmissão mais comum entre os animais ocorre nas rações, ingredientes, lixos e vetores,” destacou Regina.

Ela também alertou sobre os riscos de transmissão desta doença para os humanos por meio do consumo de carne de origem clandestina. “Toda linha de produção e industrialização dos produtos cárneos devem observar todos os riscos de transmissão da salmonela, uma vez que ela é uma bactéria considerada resistente em muitos ambientes e multiplica com facilidade,” alertou.

A professora da disciplina de medicina dos suínos, Cristiane Lopes, destacou que a abordagem do tema com a especialista da Adapec visa aproximar os acadêmicos dos órgãos de controle e sanidade de doenças. Já o estudante do 7º período, Gabriel Silva Oliveira destacou que a palestra acrescentou informações importantes ao seu conhecimento, “pois, a suinocultura vem crescendo no Estado e nós da área de medicina veterinária devemos acompanhar esta evolução,” completou Gabriel.

Vale ressaltar que os sintomas da salmonela nos suínos são muitos parecidos com os sintomas da Peste Suína Clássica (PSC), por isso, é importante que o produtor ao observar qualquer sinal no animal, comunique imediatamente a Adapec para que o órgão faça um diagnostico mais preciso do animal. (Ascom/Adapec)