Prefeitura de Miracema, UFT e Unitins alinham ações do PET Saúde e estudam Programa de Residência

  • 14/Nov/2019 16h50
    Atualizado em: 14/Nov/2019 às 16h52).
Prefeitura de Miracema, UFT e Unitins alinham ações do PET Saúde e estudam Programa de Residência Foto: Ronys Rocha

Na terça-feira, 13, a coordenadora e os tutores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET Saúde/Interprofissionalidade, estiveram reunidos com o prefeito Saulo Milhomem para apresentar o planejamento das ações que serão realizadas pelo programa nos próximos meses. O Programa é uma parceria interministerial (Saúde e Educação) que visa à melhoria da formação dos profissionais das diversas áreas da saúde para o desenvolvimento das suas atividades laborais na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), com ênfase na atenção primária.

O PET-Saúde/Interprofissionalidade/UFT/UNITINS/SEMUS conta com a participação de acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Nutrição e Educação Física e tem como preceptores trabalhadores dos diversos pontos da rede de atenção.

Na ocasião, o prefeito Saulo Milhomem enfatizou o quanto é importante contar com o PET no município. “Além de auxiliar no estudo prático dos acadêmicos, o programa possibilita à comunidade o acesso a mais profissionais na rede do SUS”. Também foi discutida, durante a reunião, a possibilidade de inserir um Programa de Residência, que contemple os cursos oferecidos em Palmas e também em Miracema, com objetivo de proporcionar mais conhecimento aos estudantes e maior número de atendimento aos usuários.

Estiveram presentes na reunião a psicóloga da Semus e coordenadora do Programa, Miriam Cristina Becker, os docentes da UFT e tutores do PET, Erminiana Damiani de Mendonça Pereira, Giselli de Almeida Tamarozzi, Ladislau Ribeiro do Nascimento, Michelle de Jesus Pantoja Filgueira, Rogério Ferreira Marquezan; e a servidora coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SEMUS, Kelly Delle Vedove A. Saturno, representando o secretário Municipal de Saúde, Raimundo Dias Leal Junior.

O Programa

O PET-Saúde/Interprofissionalidade foi lançado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação (SGTES), vigente no município, por meio da parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Miracema do Tocantins (Semus), Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O PET Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa é promover atividades integradoras em Saúde entre os estudantes da área da saúde, Instituições de Ensino Superior (IES) pública e profissionais da gestão e atenção à saúde da rede municipal e Estadual de saúde de Palmas e Miracema do Tocantins visando desenvolvimento dos processos formativos sociais e regionais de caráter interprofissional e consequente melhoria na qualidade da formação e da assistência prestada aos usuários do SUS. (Fonte: Ascom/Prefeitura de Miracema)