Concurso da EDP premia professores do Tocantins com fim de semana cultural em São Paulo

  • 14/Nov/2019 09h54
    Atualizado em: 14/Nov/2019 às 09h57).
Concurso da EDP premia professores do Tocantins com fim de semana cultural em São Paulo Foto: Divulgação

O Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais do Grupo EDP, que é controladora da Investco e Enerpeixe no Tocantins, selecionou 30 professores de nove estados brasileiros para um passeio cultural pela cidade de São Paulo, neste último fim de semana, como parte do prêmio do concurso Arte com Energia, promovido pelo Instituto. Os professores participaram de oficinas de capacitação em arte, visitaram museus e teatros, e realizaram um city tour conhecendo os principais pontos turísticos da cidade.

Do Tocantins, três professores foram selecionados: Narciso Ponce Leones Filho e Siléia Dos Santos Gonçalves, ambos da cidade de Peixe, e Luvano Fancisco Nunes de Paranã. Dentro da programação, os educadores visitaram o Museu Afro Brasil, o MIS Experience, do Museu da Imagem do Som, e também o Museu da Língua Portuguesa, que tem a EDP como patrocinadora master de sua restauração.

Em sua 15ª edição, o concurso Arte com Energia incentivou mais de 8 mil alunos do ensino fundamental de 38 escolas da rede pública a discutir e agir sobre os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU) e sobre o futuro na perspectiva socioambiental, com a consciência sobre sua responsabilidade de construir um futuro mais sustentável. Além da viagem, os professores participaram ainda do evento de lançamento do livro "Heróis em Missão: Transformar o mundo" e de um novo jogo de cartas "Pense Grande". O livro e o jogo fazem parte do encerramento anual do programa, e trouxeram os resultados das atividades desenvolvidas pelos alunos e novos debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Foram selecionadas 27 ações vencedoras, produzidas por alunos espalhados pelos estados onde a EDP atua. Cada aluno foi premiado com um kit EDP, composto por camiseta, boné, squeeze e um jogo sobre os ODS, e os professores das turmas vencedoras receberam o fim de semana cultural em São Paulo. Foram eleitos vencedores professores de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Amapá, Bahia, Tocantins, Ceará, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo.

EDP nas Escolas

Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua. O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes.

A iniciativa também capacita os professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais que beneficiaram cerca de 3 milhões de pessoas por meio de 400 programas espalhados por todo o Brasil. Somente em 2018, as iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre a EDP

Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. No Tocantins, é controladora da Investco e da Enerpeixe. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Geração, Distribuição, Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, e atende cerca de 3,5 milhões de clientes pelas suas Distribuidoras em São Paulo e no Espírito Santo. Recentemente, tornou-se a principal acionista da CELESC, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 13 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3. (Assessoria de imprensa EDP)