Em evento da OAB para discutir reforma política, Cinthia defende estímulo à igualdade de gênero em cargos eletivos

  • 12/Nov/2019 16h13
    Atualizado em: 12/Nov/2019 às 16h16).
Em evento da OAB para discutir reforma política, Cinthia defende estímulo à igualdade de gênero em cargos eletivos Foto: Edu Fortes

Ao participar da Audiência Pública promovida pelo Conselho Federal da OAB nesta segunda-feira, 11, em Palmas, para discutir a reforma política eleitoral, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro defendeu mais vivências e lições de equidade a crianças e jovens em benefício das futuras gerações por mais participação da mulher em cargos eletivos tanto no Executivo quanto no Legislativo no Brasil.

Cinthia relatou sobre o cenário atual do Executivo Municipal, lembrando que entre as capitais dos 26 estados e do Distrito Federal, Palmas é uma das três capitais brasileiras lideradas por prefeitas. As outras duas são Teresa Surita, prefeita de Boa Vista (RR), e Socorro Neri, prefeita de Rio Branco (AC).
A prefeita falou também de quebra de padrões ao citar Palmas como uma Capital em que as mulheres estão à frente de 62% dos cargos de primeiro e segundo escalão administrativo.

“O Brasil ainda segue um modelo de patriarcado que exige muito esforço para alcançar mudança necessária para uma sociedade de mais equidade. A legislação brasileira já avançou, mas precisamos lutar mais pelo cumprimento dos direitos alcançados e mais alcance dessa perspectiva dentro do próprio Executivo. Para isso, é preciso ter mais clareza no formato de sociedade que queremos”, disse a prefeita.

Cinthia ainda defendeu incentivo do debate da equidade de modo a transformar a percepção das próximas gerações sobre participação de gênero na política e tomada de espaços nos segmentos eletivos de modo a se garantir mais equilíbrio.