Estudantes de Muricilândia e Itaguatins representam o Tocantins na Olimpíada de Língua Portuguesa em São Paulo

  • 11/Nov/2019 18h47
    Atualizado em: 11/Nov/2019 às 18h53).
Estudantes de Muricilândia e Itaguatins representam o Tocantins na Olimpíada de Língua Portuguesa em São Paulo Foto: Elias Oliveira/Governo do Tocantins

Com muita expectativa, seis estudantes tocantinenses iniciaram, nesta segunda-feira, 11, uma nova jornada de conhecimento. Eles estão participando da 4ª Etapa Semifinal Documentário da Olimpíada de Língua Portuguesa, que está sendo realizada em São Paulo, SP, no período de 11 a 13 de novembro. Na tarde desta segunda-feira, eles foram premiados com a medalha de bronze e durante os dois dias, eles participarão de oficinas e passeios culturais e concorrerão ao prêmio nacional.

Estão em São Paulo as estudantes Ludimila Carvalho dos Santos, Ana Maria de Brito Sousa e Jannine Ferreira Tavares e a professora Fabiana Martins Ferreira Braga, da Escola Estadual Marechal Costa e Silva, de Muricilândia. Elas estão participando com o documentário O nosso passado é que fez nosso presente e está preparando o nosso futuro.

De Itaguatins, os estudantes Carla Daniela Silva de Brito, Kayre Gabriel de Andrade Oliveira e Raimundo Almeida da Silva, que estão acompanhados pela professora Rosália Conceição dos Santos Pereira, estão concorrendo ao prêmio nacional com o trabalho denominado Turismo e preservação trazem bem-estar para a população. Eles fazem parte do Colégio Estadual Olavo Bilac.

As estudantes da Escola Estadual Marechal Costa e Silva são da Comunidade Quilombola Dona Juscelina, de Muricilândia. A aluna Ludimila ressaltou a alegria de representar o Tocantins nesse evento tão importante. “Estamos muito emocionadas e cheias de alegria por representar o lugar em que vivemos e mostrar um pouco da nossa trajetória histórica, a maneira que convivemos e nos alegramos em nossas terras”, frisou.

A professora Rosália explicou que é a primeira vez que a escola participa de uma semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa. “É uma vitória estarmos aqui com um grupo de estudantes. Será um momento de muita aprendizagem e uma oportunidade para adquirir experiências significativas. E estamos firmes na expectativa de sermos classificadas para a etapa nacional da olimpíada”, contou.

Neste ano, estão participando da fase semifinal 63 documentários de estudantes representantes dos estados brasileiros. (Fonte: Ascom/Seduc)