Assembleia realiza sessão solene para celebrar Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica

  • 08/Nov/2019 09h25
    Atualizado em: 08/Nov/2019 às 09h29).
Assembleia realiza sessão solene para celebrar Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica Foto: Benhur de Sousa

Por inciativa do deputado Antônio Andrade, presidente da Assembleia Legislativa, e com o apoio dos demais parlamentares, a Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira, 7, Sessão Solene para celebrar os 50 anos do movimento da Renovação Carismática Católica no Brasil, onde formam homenageados alguns integrantes do movimento.

“Os 50 anos da RCC não poderiam passar em branco. Não se justificam apenas por minha identidade ao movimento, mas por sua representação para toda a sociedade cristã”, disse o presidente da Casa, deputado Antônio Andrade (PTB).

A deputada Valderez Castelo Branco (PP), por sua vez, destacou a sensibilidade de Andrade na condução dos trabalhos parlamentares e na solicitação do evento. Elenil da Penha (MDB) abordou a importância e a força da fé. “A fé é a prova daquilo que não se vê”, afirmou. Também fizeram uso da palavra os parlamentares Gleydson Nato (PHS) e Issam Saado (PV).

Solenidade

Além das formalidades oficiais, a solenidade contou com a apresentação de um vídeo sobre a Renovação Carismática no Brasil, com a entrega de placas de homenagens a sacerdotes e coordenadores da RCC-Tocantins.

A sessão foi diferenciada por um momento espiritual, dirigido pelo padre Heldeir Gomes Carneiro, da Diocese de Porto Nacional. Ele evocou a presença e bênçãos do Espírito Santo sobre os presentes. “Que possamos desejar sempre a força do Espírito”, recomendou.

Homenagens e canto coral

Mesmo ausente, o primeiro arcebispo de Palmas e atual arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Correia, foi um dos homenageados.

Antonio Andrade prestou homenagem especial ao frei Alan Fábio Soares Lima, e agradeceu o apoio e o empenho dele nas celebrações quinzenais de missas na Casa Legislativa.

Sob a regência do professor Bruno Barreto, o Coral da Assembleia, Cantalto, agraciou o momento com a apresentação da música Aleluia, em português, composição do canadense Leonard Cohen.

Agradecimentos

Ao falar pelos homenageados, a coordenadora da Renovação Carismática de Gurupi, Marilúcia Albuquerque Moura, agradeceu o reconhecimento recebido pelos parlamentares e fez um histórico do movimento no Tocantins.

“A história da RCC-TO iniciou-se no ano de 1979, em Araguaína, com uma reunião na casa de dona Carmelita. O ato deu início ao primeiro grupo de oração carismática Dom Orione”, atestou.

Em nome dos sacerdotes homenageados, o padre Heldeir Gomes Carneiro falou sobre a importância dos mais de 20 mil grupos da RCC implantados no Brasil. “Que possamos cada vez mais cultivar essa missão”, desejou.

Presenças

Além dos parlamentares estaduais e das autoridades eclesiásticas do Tocantins, a sessão contou com a presença do ex-deputado Carlos Braga, representando a prefeita Cíntia Ribeiro, e da vereadora Laudecy Coimbra. (Com informações da Dicom/AL)