Assembleia começa campanha Novembro Azul com palestra de especialista em câncer de próstata

  • 05/Nov/2019 15h47
    Atualizado em: 05/Nov/2019 às 16h00).
Assembleia começa campanha Novembro Azul com palestra de especialista em câncer de próstata Foto: Divulgação

Abrindo a campanha Novembro Azul, que busca sensibilizar os homens a fazer exames preventivos para detecção de tumores na próstata, a Assembleia Legislativa trouxe a Palmas um dos maiores especialistas em tratamento de câncer de próstata do Brasil, o urologista Ricardo Ferro, que proferiu palestra sobre o tema na manhã desta terça-feira, 5, nas dependências da Casa.

Antes da palestra do Dr. Ricardo Ferro, a cantora Mara Rita compartilhou com os presentes sua experiência como acompanhante de paciente vítima da doença, seu esposo, o jornalista aposentado Belmiro Gregório, paciente de Ricardo Ferro.

Belmiro revelou que um dos problemas que leva o homem a não buscar o tratamento é o receio de ter sequelas após a cirurgia: “A maioria dos portadores de câncer tem medo de ficar com sequelas, mas o risco é perto de zero”, disse, com a convicção de quem se submeteu ao procedimento e se mostra satisfeito pela escolha.

O palestrante abordou de forma bastante didática, desde o funcionamento da próstata, sua utilidade para o corpo, passando pela importância dos exames preventivos, especialmente para os grupos mais vulneráveis a desenvolverem câncer – os que têm casos da doença na família, os da raça negra e os obesos. O médico falou também dos diversos tratamentos hoje disponíveis, ressaltando a mais moderna técnica cirúrgica, da qual é especialista: o uso da plataforma robótica, demonstrando em vídeo como é feito o procedimento. A tecnologia permite a visualização 15 vezes ampliada, em 3D, da região operada, o que permite retirar com precisão o tumor sem afetar nervos e outros órgãos próximos ao local.

O presidente da Asembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade acompanhou atento a palestra, fazendo perguntas para elucidar suas dúvidas sobre o tema e chamou a atenção dos presentes para a importância da prevenção. “Nós, homens, temos que ter a sensibilidade de nos prevenir, e estes movimentos que fazemos aqui na Assembleia são justamente para mostrar a importância da prevenção, não adianta querer remediar, depois fica mais difícil”, ressaltou o presidente.