Kátia Abreu lança ação para zerar fila de cirurgias de catarata no Tocantins

  • 04/Nov/2019 15h52
    Atualizado em: 04/Nov/2019 às 15h55).
Kátia Abreu lança ação para zerar fila de cirurgias de catarata no Tocantins Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) reuniu nesta segunda-feira, 4, em Palmas, prefeitos e representantes de seis cidades do Tocantins para lançar a ação “Tocantins – Catarata Zero”, que visa a zerar a fila de pacientes à espera da cirurgia de catarata no estado.

Conforme a senadora, a ação vai possibilitar a realização de mais de 6.500 procedimentos em todo Tocantins. Cinco cidades – Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso e Tocantinópolis - receberão inicialmente os recursos porque ainda possuem Limite Financeiro de Média e Alta Complexidade (Teto MAC). Esses municípios serão referência e atenderão a pacientes dos 139 municípios o estado.

Para essa primeira etapa do projeto, a senadora destinou mais de R$ 6 milhões em emenda parlamentar, que serão distribuídos para os municípios conforme o número de habitantes.

“Buscamos dados do Banco Mundial e da Sociedade Tocantinense de Oftalmologia que mostram que, no Brasil, 2% da população necessita de cirurgia de carata. Dessa forma, decidimos trabalhar com o mesmo percentual para os municípios, sendo que para este ano (2019) nós vamos trabalhar com 20% desse total, de forma a contemplar todos os 139 municípios tocantinenses”, esclareceu a senadora.

Para 2020, outros municípios serão beneficiados diretamente com a ação, que receberá novos aportes até que seja zerada toda a demanda de cirurgias de cataratas no Estado.


Qualidade garantida

O representante da Sociedade Tocantinense de Oftalmologia, Marcos Rodrigues de Souza, parabenizou a senadora pela iniciativa e disse que todas as clínicas do Estado poderão participar do projeto. “Todas as cirurgias serão feitas com material de qualidade, mesmo material usados nas clínicas particulares”, pontuou. Souza será o coordenador técnico do projeto.

O prefeito de Porto Nacional disse que “a iniciativa da senadora não atende apenas aos anseios dos oftalmologistas, mas de todos os que vivenciam a saúde pública do Tocantins”.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, destacou o atendimento da senadora aos municípios e àqueles que mais precisam. “Estou muito grato por fazer parte desse projeto”, frisou.

“É uma ação que vem fortalecer ainda mais os trabalhos dos municípios e nos colocamos a disposição para fazer o melhor”, declarou o prefeito interino de Paraíso do Tocantins, Celso Morais.