Assembleia Legislativa encerra campanha com a realização de palestras

  • 30/Out/2019 16h52
    Atualizado em: 30/Out/2019 às 17h02).
Assembleia Legislativa encerra campanha com a realização de palestras Foto: Isis Oliveira

A Assembleia Legislativa do Tocantins, por meio da Diretoria de Saúde (Disau) encerrou na manhã desta terça-feira, 29, a campanha “Outubro Rosa, Mulher, Você é Valorosa”, que desde o início do mês vem conscientizando sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama, com apresentação de várias palestras ministradas por profissionais renomados.

Professor do ITPAC, Daniel Riani Gotardelo falou sobre rastreamento de doenças e vacinas indicadas para a mulher. Disse que a realização de exames em pacientes assintomáticos (sem a manifestação de sintomas) não é recomendada. “O excesso de exames pode gerar mais prejuízos do que benefícios. O resultado “falso positivo” pode acarretar muitos danos à saúde da paciente”, afirmou.

A médica ginecologista Francielle Batista falou sobre as transformações do corpo da mulher ao longo da vida. Ela avaliou que a sobrecarga de hormônio de uma mãe vai influenciar na vida de seus filhos. Ela tratou do processo de envelhecimento, dos riscos à saúde da mulher e da importância da prevenção com a realização de exames.
Já a professora Márcia Cristina Terra, que falou sobre rastreamento do câncer da mulher, recomendou cuidado e prevenção em tempo hábil. “Precisamos nos cuidar no momento certo, sem pânico, pois, com o tratamento no tempo adequado, todo mal pode ser evitado e curado”, concluiu.

Também aconteceu uma palestra com a especialista em Medicina da Família e Comunidade, a mestra em Saúde Pública, Ana Paula Pedreira Lima Rocha.

Às realizações do Outubro Rosa somou-se uma feijoada beneficente no dia 19, ocorrida no Clube da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Asleto) a fim de arrecadar recursos para a construção do Hospital de Amor de Palmas. Durante todo o mês, às terças e quintas-feiras, a campanha havia ofertado duas vagas para o atendimento à saúde da mulher, sendo que a Diretoria de Saúde voltou, ainda em setembro, com o serviço médico a todos os servidores da Casa.

A diretora da Disau, Nicole Alves Paixão considerou satisfatórias as ações do Outubro Rosa. “Tivemos um crescimento nas ações de conscientização dos servidores e ainda promovemos uma atividade beneficente que foi a feijoada, uma ação inédita para a campanha”, garantiu Nicole. Segundo disse a diretora, as novidades e ações surgiram desde a promoção do “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio. “Pegamos o que já existia nas outras campanhas e ampliamos”, finalizou.