Jornalista José Sebastião Pinheiro é um dos homenageados no IV Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’

  • 23/Out/2019 18h58
    Atualizado em: 23/Out/2019 às 19h00).
Jornalista José Sebastião Pinheiro é um dos homenageados no IV Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’ Foto: Arquivo - Jornal do Tocantins

Em sua quarta edição, o Festival de Cinema Estudantil 'Você na Tela' vem com diversas novidades para o público. Além da inclusão da ‘Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas’ e da ‘Mostra Competitiva Brasil na Tela’, o evento passa a homenagear, com o ‘Troféu Jornalismo Tião Pinheiro’, grandes nomes da comunicação tocantinense que ajudaram no desenvolvimento e na divulgação do cenário cultural. O homenageado em 2019 será o jornalista, escritor e compositor José Sebastião Pinheiro, também conhecido como Tião Pinheiro, que dá nome à honraria.

Tião Pinheiro, natural de Monte Alegre de Goiás, é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Master em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra (Pamplona-Espanha) e Centro de Extensão Universitária de São Paulo (São Paulo).

Jornalista com 42 anos de profissão, ele também é poeta com cinco livros publicados, compositor com três discos lançados e músicas gravadas por artistas como Oswaldo Montenegro, Trio Yucatan, Tropical Trio, Paulinho Pedra Azul, Maria Eugênia, Thales Jr, o franco-argentino Jean Pierre Noher, a argentina Belén Pasqualini, entre outros.

Durante quase 20 anos atuou como repórter da área cultural em Goiás, onde ganhou o prêmio ‘Tiokô de Comunicação’ (o mais importante de Goiás) da União Brasileira de Escritores-Goiás, por seu trabalho nesse segmento e onde mantém intenso trabalho na criação cultural, além do Prêmio ‘Abraciclo de Jornalismo’ em nível nacional, entre outros.

Como jornalista, atuou nos jornais Folha de Goyaz e O Popular (Goiânia), fez assessorias nas áreas empresarial, política e cultural e desde 1988 é editor-chefe do Jornal do Tocantins, função que divide com a de supervisor editorial do Jornal Daqui (Palmas) e coordenador de jornalismo da rádio CBN Tocantins (Palmas e Araguaína). Foi noticiarista do Sistema de Rádio do Grupo Jaime Câmara no Tocantins.

Membro das Academias Tocantinense (ATL) e Palmense de Letras (APL) e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Goiano (Alaneg), Tião Pinheiro tem títulos de Cidadania do Tocantins, Palmas, Porto Nacional e Arraias e de Honra ao Mérito de Barra do Garças - MS. (Secom/Palmas)