Em Santa Tereza, áreas da gestão municipal estão bem avaliadas, afirma pesquisa

  • 21/Out/2019 16h19
    Atualizado em: 21/Out/2019 às 16h22).
Em Santa Tereza, áreas da gestão municipal estão bem avaliadas, afirma pesquisa Foto: Divulgação

• Por Goianyr Barbosa


O drama da escassez de recursos nos cofres das prefeituras tem desacelerado investimentos em setores vitais, como educação, saúde, saneamento, pavimentação, assistência social, dentre outros. Porém, em alguns municípios, mesmo nos de pequeno porte, há resultados surpreendentes, considerados acima da média, em que gestores, com uma equipe eficiente e austera conseguem planejar, transpor as dificuldades, empreender e realizar obras que impactam a qualidade de vida da população. O município de Santa Tereza, no baixo Jalapão, por exemplo, com uma população de 2.866 ha (projeção para este ano), administrada pelo prefeito José Raimundo (PV), (Foto), passa por essa experiência exitosa. O Ipepe, instituto de pesquisas de Palmas, dia 26/09 avaliou os pilares mais importantes daquela municipalidade.

Na educação, o estudo foi realizado só com pais que têm filhos na rede de ensino, cujos resultados foram: 80% dos entrevistados disseram estar satisfeitos com o ensino ministrado aos seus filhos, ao passo que 17.54% disseram estar mais ou menos satisfeitos e penas 1.75% declararam estar insatisfeitos. O município possui, de acordo com levantamento, 600 alunos matriculados na rede em dois colégios: um na comunidade quilombola Barra da Aroeira e o outro na cidade, os quais passaram por reformas na atual gestão e contam com ambientes climatizados. Segundo os dados, 1/3 dos alunos são atendidos pelo transporte escolar.

 Segundo a secretária municipal da Educação, Isa dos Santos, os resultados positivos decorrem de um grande trabalho em equipe, somado às melhorias físicas das unidades escolares, cursos regulares de qualificação aos professores, além de uma interação diária com os pais de alunos. “A valorização dos servidores é um compromisso da gestão. O plano de carreira contempla todos os servidores, sendo este reajustado anualmente de acordo com o Piso Salarial do Magistério e pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), através das progressões horizontais e verticais. Portanto, mesmo com os bons resultados que temos conquistado, a nossa meta é avançarmos mais, adotando métodos e práticas inovadoras a fim de termos uma educação que prepare nossos filhos para um futuro promissor”, ressalta.

Saúde tem alta aprovação

Outro setor medido pelo Ipepe foi o da saúde, cujas entrevistas foram realizadas com pessoas que, nos últimos dois anos, utilizaram-se da rede. Em vista disso, pelos dados prospectados, 70.16% disseram que estão satisfeitas com o modelo de saúde ofertado pelo poder público municipal. No entanto, 25.81% afirmam estar mais ou menos satisfeitas e apenas 2.42% disseram que estão insatisfeitas. Não opinaram 1.61%. A propósito, o sistema de saúde do município conta com uma médica, com atendimento semanal, duas enfermeiras, um laboratório para exames, dois odontólogos, uma educadora física, um fisioterapeuta, além de dois técnicos em enfermagem para o atendimento fixo no povoado Barra da Aroeira. A estrutura possui ainda duas caminhonetes, três ambulâncias e duas motos que auxiliam as equipes epidemiológicas e da vigilância sanitária.

Iluminação, limpeza e coleta de lixo aprovados

Os moradores também responderam o que acham da limpeza e coleta do lixo feita pela gestão do prefeito José Raimundo. De acordo com os dados, 62.34% aprovam o trabalho de limpeza, ao passo que 28.57% responderam que aprovam mais ou menos, enquanto 8.44% disseram que reprovam o trabalho de limpeza e coleta do lixo operado pela prefeitura. Já o sistema de iluminação pública tem aprovação direta de 59.74% dos respondentes, 31.17% disseram que a iluminação pública está mais ou menos e 7.79% não aprovam a iluminação da cidade. Segundo o prefeito, os primeiros anos foram de extrema dificuldade, uma vez que ficou por um grande período respondendo por atos da administração passada, mas que, recentemente, a Justiça o absolveu. “Apesar de muitos problemas enfrentados, a nossa gestão tem se doado para trazer os pagamentos em dia, fazer os investimentos em setores prioritários, como educação, saúde e obras. Estou convicto de que até o término do mandato vou entregar muitos benefícios ao meu povo”, prometeu.

O secretário de Administração, Wochington da Silva, assinalou os problemas enfrentados pelo prefeito José Raimundo no começo da gestão, os desafios enfrentados e o ajuste da máquina administrativa para, finalmente, poder começar o ciclo de realizações. Segundo ele, hoje Santa Tereza tem saúde organizada, educação de qualidade, apoio incondicional ao esporte, lazer e ao turismo, bem como toda uma assistência aos moradores da zona rural, com melhorias das estradas e apoio aos pequenos agricultores na produção de alimentos.