Estímulo à produção e conhecimento tecnológico marcam lançamento do plantio da Safra 2019/2020

  • 12/Out/2019 16h40
    Atualizado em: 12/Out/2019 às 16h44).
Estímulo à produção e conhecimento tecnológico marcam lançamento do plantio da Safra 2019/2020 Foto: Ascom Seagro/Governo do Tocantins

Com a expectativa real de crescimento de área plantada em 5% em relação à safra de 2018/2019, foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 11, na fazenda Tarumã, próximo ao Distrito de Buritirana, em Palmas, o início do plantio da Safra 2019/2020. Para estimular ainda mais a produção e apoiar o produtor rural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) realizou uma série de palestras oferecendo aos produtores conhecimento tecnológico de ponta e apresentando um cenário claro e atualizado das tendências de plantio. Ao lado de vários produtores, representantes de entidades e empresas do setor, deputados e lideranças o governador Mauro Carlesse também prestigiou o evento.

“Foi um dia muito especial. Apresentamos para o produtor rural as tendências de mercado e plantio. Sempre temos buscado agregar mais conhecimento e novidades para que o nosso produtor tenha uma melhor colocação no mercado”, detalhou o secretário da Seagro, César Halum.

O secretário reforçou ainda que ano a ano o Tocantins vem aumentando a sua área de plantio de grãos, especificamente da soja, que é o carro chefe, e do milho que foi um grande diferencial na balança comercial de exportação na safra 2018/2019.

“Nosso objetivo principal é aumentar o plantio de grãos viabilizando a industrialização do Estado. Assim, vamos deixar somente de exportar grãos e passar a processa-los aqui no Tocantins, agregando valor ao produto”, comentou o secretário, e informou que atualmente a área plantada de grãos no Estado é de 1,45 milhão de hectares. (Fonte: Ascom/Seagro)