Taquaruçu ganha estação do Coleta Palmas e Programa conta agora com 19 locais de recebimento de recicláveis

  • 04/Out/2019 10h25
    Atualizado em: 04/Out/2019 às 10h27).
Taquaruçu ganha estação do Coleta Palmas e Programa conta agora com 19 locais de recebimento de recicláveis Foto: Divulgação FMA/Arquivo

O Programa Coleta Palmas de separação de resíduos para reciclagem acaba de receber mais uma unidade. Desta vez a estação foi instalada na Praça Vereador Tarcísio Machado, no Distrito de Taquaruçu, atendendo demanda da comunidade, segundo informações da Diretoria de Gestão Ambiental, da Fundação Municipal de Meio Ambiente. Nas estações são separados Papel, Plástico e Metal.

No total já são 19 estações do programa Coleta Palmas distribuídas pela Capital em locais estratégicos, que tem o potencial de juntar maior quantidade de resíduos passíveis de separação para o reaproveitamento.

A lógica das estações também obedece ao critério de cobertura integral da área urbana de Palmas e as rotas são definidas de forma que possam coincidir com a rota das associações e cooperativas de catadores, que são parceiros do Programa.

A separação de resíduos e o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de ser uma fonte de geração de renda, também contribuem para a preservação ambiental, uma vez que evita o descarte inadequado de resíduos poluentes.

Outra vantagem decorrente da separação de resíduos é que esta ação ajuda a prolongar a vida útil do aterro sanitário, uma vez que diminui a quantidade de material levado para ser depositado no local.

O Programa

O Programa Coleta Palmas tem caráter permanente e trabalha com a sensibilização e convencimento do cidadão sobre a necessidade de se adotar posturas positivas de preservação do meio ambiente e destinação correta dos resíduos sólidos, com a separação do que pode ser reciclado e do que é lixo, efetivamente. Entre os objetivos está o apoio às cooperativas e associações de catadores, para geração de renda, preservação do meio ambiente e possibilitar uma maior vida útil do aterro sanitário de Palmas. (Fonte: Secom/Palmas)