Superintendência do IPHAN-TO abre concurso de fotografia sobre Patrimônio Cultural

  • 13/Set/2019 16h55
    Atualizado em: 16/Set/2019 às 15h27).
Superintendência do IPHAN-TO abre concurso de  fotografia sobre Patrimônio Cultural Foto: Divulgação/Iphan-TO

Abuse da sensibilidade, escolha o melhor ângulo, faça um bom enquadramento e participe do concurso de fotografia lançado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan-TO). A seleção vai premiar os melhores cliques do Patrimônio Cultural dos municípios de Natividade e Porto Nacional, em seus aspectos histórico, arquitetônico e paisagístico.

A ação educativa de promoção do Patrimônio Cultural pretende, além de promover e divulgar os municípios tombados pelo Iphan como destino turístico em âmbito nacional e internacional, estimular a criatividade e o espírito inovador dos participantes e fomentar a capacidade de observação sobre as naturezas e as culturas.

“Moradores, turistas, amantes de fotografias e até mesmo fotógrafos profissionais, não importa, todos podem participar dessa iniciativa. O que nós queremos é mostrar, dar projeção a lugares singulares dos nossos municípios”, destaca a arquiteta da Divisão Técnica do Iphan-TO, Gabriela Pontes Monteiro.

Para participar do concurso, é preciso ter mais de 18 anos de idade e ser autor das fotografias que devem ser enviadas exclusivamente pela internet, de 11 de setembro até 28 de outubro. As inscrições são gratuitas.

Cada participante poderá concorrer com o envio de até três imagens diferentes em cada uma das seguintes categorias: Patrimônio Edificado (PE); Paisagem Cultural (PC); e Manifestações Culturais (MC). As fotografias não podem ter sido inscritas em outro concurso nem ter sido publicadas em veículos de comunicação.

A originalidade, qualidade técnica e artística do material serão avaliados por uma Comissão Julgadora. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de outubro. Os cliques dos vencedores vão compor uma exposição fotográfica que terá como tema o Patrimônio Cultural das cidades históricas tombadas no estado. Os três primeiros colocados também receberão um certificado.

A inscrição na seleção implica na aceitação e na concordância com todos os itens do regulamento. As dúvidas sobre concurso devem ser enviadas para concursoiphanto@gmail.com.