Secretário da Saúde apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa

  • 11/Set/2019 10h57
    Atualizado em: 11/Set/2019 às 10h58).
Secretário da Saúde apresenta prestação de contas na Assembleia Legislativa Foto: Clayton Cristus

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Toline, esteve na manhã desta terça-feira, 10, na Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle para apresentar a prestação de contas da Secretaria referentes ao primeiro quadrimestre de 2019.

Edgar fez uma exposição otimista do trabalho realizado até então, e garantiu que trabalha para melhorar os números da saúde estadual. Uma das críticas feitas tanto pelos deputados quanto pelo secretário diz respeito ao alto gasto com a folha de pessoal e encargos, que segundo dados apresentados atingiu 68% entre janeiro e abril deste ano.

Os dados mostram também 31% de outras despesas correntes e somente 1% destinado a investimento, números que precisam ser revertidos, de acordo com os participantes. Foi ainda pontuado o fato de os transplantes renais do Estado serem realizados em Redenção (PA), por falta de estrutura para esse tratamento no Tocantins. Tolini comprometeu-se a mudar essa realidade em favor dos pacientes do Estado.

Entre os dados positivos, Toline apresentou a situação atual do HGP, com destaque para o 5º mutirão de cateterismo cardíaco, que pôs fim à fila de espera no hospital. Segundo o secretário, é positivo também a evolução do abastecimento de medicamentos e materiais, atingindo nos últimos meses 80% do estoque da Secretaria.

O secretário ainda apresentou dados positivos, como a diminuição de 19% dos casos de atendimentos antirrábicos, a redução de 21% do número de notificações de tuberculose e de 27 para 11 dos casos de Aids.

Além do deputado Nilton Franco, que preside a Comissão, também participaram da reunião os deputados Elenil da Penha (MDB), Amélio Cayres (SD), Valderez Castelo Branco (PP), Delegado Rérison (DC), Cleiton Cardoso (PTC), Leo Barbosa (SD) e Júnior Geo (Pros). Também estiveram presentes o superintendente do Ministério da Saúde do Estado, Relmivam Milhomem, e o secretário executivo da Secretaria da Saúde, Kezedo Aires, além da equipe técnica da Sesau. (Com informações da Dicom/AL)