Rogério Freitas propõe realização de audiência pública para discutir depressão e suicídio em Palmas

  • 05/Set/2019 17h25
    Atualizado em: 05/Set/2019 às 17h27).
Rogério Freitas propõe realização de audiência pública para discutir depressão e suicídio em Palmas Foto: Aline Batista

Em alusão ao setembro Amarelo, mês que aborda em âmbito nacional o combate e prevenção do suicídio, o vereador Rogério Freitas (MDB) solicitou a realização de uma audiência pública na Casa de Leis para discutir e debater sobre o tema. A reunião acontece no dia 24 de setembro, às 14hs na Câmara Municipal de Palmas.

Conforme o parlamentar, o objetivo da audiência é levar ao conhecimento da sociedade todas as questões essenciais ao tema em apreço. “É preciso escutar e levar em consideração as opiniões dos diversos atores sociais interessados ao tema, a fim de que seja praticada a máxima democracia”, observou.

No Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde, relativos a 2016, mais de 11 mil pessoas tiram a própria vida anualmente, o que é considerado uma questão de saúde pública para o parlamentar. “O suicídio não é incluído em debates sobre violência, mas sua ocorrência cresce como causa de morte no Brasil. Por isso, também é importante desenvolver programas para o atendimento às pessoas em quadros depressivos, como forma de minimizar esses índices”, sugeriu o emedebista.

Para Freitas é importante a discussão do tema com órgãos e profissionais responsáveis pela saúde, além da população em geral.

Foram convidados a participarem da sessão as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Corpo de bombeiros, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Delegacia de Homicídio, Igrejas evangélicas e Católica, Instituições Espíritas, Concelhos de Psicologia e Psiquiatria do Tocantins e Órgãos envolvidos ao tema como Faculdades particulares e Públicas. (Ascom vereador Rogério Freitas)