Equipe do Serviço de Bariátrica do HGP recebe capacitação em Hospital Alemão

  • 29/Ago/2019 10h11
    Atualizado em: 29/Ago/2019 às 10h14).
Equipe do Serviço de Bariátrica do HGP recebe capacitação em Hospital Alemão Foto: Divulgação/SES

Com intuito de implementar a técnica de videolaparoscopia em procedimento de gastroplastias (cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade e cirurgia de redução do estômago) no Hospital Geral de Palmas (HGP), a equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica da unidade está em São Paulo, participando de qualificação e conhecendo o serviço do Hospital alemão Osvaldo Cruz, uma unidade de renome na América Latina.

A ação acontece em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde e o Hospital alemão Oswaldo Cruz. A intenção do Ministério da Saúde é que a técnica seja implantada também em outros hospitais do país.

“Tivemos aulas com a equipe do centro de diabetes e obesidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Na quarta-feira, 28, os cirurgiões participaram de procedimentos cirúrgicos e o restante da equipe conheceu a unidade hospitalar. O contato com um hospital de referência na América Latina nos auxilia na estruturação do serviço do HGP, proporcionando a opção da videolaparoscopia aos nossos pacientes. A capacitação também mostra que os resultados que temos no nosso serviço, tem sido similares aos dos melhores hospitais”, explicou o coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Dr.Jorge Zeve.

De acordo com o médico, a previsão de início desta técnica no Serviço de Bariátrica do HGP é para o próximo mês; “isso só está sendo possível devido o apoio da direção do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde”, salientou Zeve. 

Sobre a técnica

A técnica de gastroplastia videolaparoscópica proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente, com um menor tempo de internação, menos sangramento, menor necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e menor incidência de algumas complicações pós-operatórias, como as hérnias de parede e a possibilidade do paciente realizar atividades físicas mais rapidamente.

O serviço no HGP

Atualmente o Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e endocrinologistas que fazem a diferença aos pacientes que precisam do serviço. Estes profissionais possuem uma atuação muito importante do pré ao pós-operatório, oferecendo suporte ao paciente no processo de recuperação. Só em 2018, foram realizadas 30 cirurgias, este ano até agora uma média de 26 procedimentos. (Ascom/SES)