Educação inclusiva em Tocantinópolis é tema do livro de Consola Brito

  • 26/Ago/2019 10h32
    Atualizado em: 26/Ago/2019 às 10h34).
Educação inclusiva em Tocantinópolis é tema do livro de Consola Brito Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 28, a partir das 19 horas, acontece o lançamento do livro Educação Inclusiva em Tocantinópolis: desafios, conquistas e realizações, publicado pela Editora Veloso e de autoria da professora e escritora Consola Brito. A noite de autógrafos será na sede da Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis.

A obra de Consola Brito apresenta informações teóricas e práticas a respeito do processo de inclusão em Tocantinópolis e região, de forma que se tenha um formato desse fato desde a visão integracionista, onde segundo a autora, a escola não estava preocupada em se adaptar para receber o aluno, mas o aluno sim é quem tinha a preocupação de preparar-se para ser integrado na escola até o paradigma da inclusão. Para Consola, trata-se de um processo que contraria a visão integracionista, ou seja, a escola deve se preparar para receber o aluno e uma vez que o aluno chega à escola, esta tem o dever legal de fazer as adaptações necessárias para atender as especificidades do aluno.

Sobre a autora

Maria da Consolação dos Santos Brito, que adotou o nome artístico de Consola Brito, é de Tocantinópolis, na região norte do Tocantins. Pedagoga, formada pela Universidade do Tocantins, com uma respeitável folha de serviços prestados à Educação, onde também ocupou vários cargos de relevância, além de lecionar em sala de aula.

Consola Brito estreou oficialmente no munda da literatura, em 2016, quando publicou o livro Vida em Versos: vivências e reflexões. Participou, ainda, do Anuário de Poetas e escritores do Tocantins, nas edições de 2016, 2017 e 2018. Já neste ano de 2019, teve participação destacada na Antologia Veloso, que reuniu trabalhos de escritores de vários lugares do Brasil. (Zacarias Martins)