Alunos de Peixe e Paranã vencem concurso “Arte com Energia 2019” do Instituto EDP

  • 15/Ago/2019 11h11
    Atualizado em: 15/Ago/2019 às 11h15).
Alunos de Peixe e Paranã vencem concurso “Arte com Energia 2019” do Instituto EDP Foto: Sarah Pires

Três projetos dos municípios de Peixe e Paranã, no Tocantins, são vencedores do concurso Arte com Energia 2019, do Instituto EDP, organização que há onze anos gere as ações socioambientais da EDP no Brasil. A empresa faz ainda a gestão da Investco e Enerpeixe no Tocantins. O concurso estimulou mais de 8 mil estudantes do ensino fundamental, em 38 escolas da rede pública de ensino, atendidas pelo Projeto EDP nas Escolas.

A iniciativa impulsionou estudantes, professores e a comunidade escolar a discutir e agir sobre os 17 ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) e sobre o futuro na perspectiva socioambiental com a consciência sobre sua responsabilidade de construir um futuro mais sustentável. Essas intervenções coletivas foram fotografadas e enviadas para o Concurso, para serem avaliadas.

Foram escolhidas como vencedoras 27 ações produzidas por alunos espalhados pelos estados onde a EDP atua (Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). “O Arte com Energia é uma das atividades propostas pelo EDP nas Escolas que visa incentivar o potencial criativo das crianças e jovens do 1º ao 9º ano. Transformar vidas pela educação é um dos nossos compromissos”, afirma Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP.

Como prêmio, cada aluno receberá um kit EDP, composto por camiseta, boné, squeeze e jogo sobre ODS, e os professores das turmas vencedoras receberão um final de semana cultural em São Paulo entre 8 e 10 de novembro, onde participarão de oficinas de capacitação em arte, visitas a museus, teatros, além de um city tour pela cidade.

EDP nas Escolas

Desde 2002, por meio do EDP nas Escolas, e em parceria com as secretarias municipais de ensino, a EDP contribui para o desenvolvimento educacional nas áreas onde atua. O projeto já beneficiou mais de 200 mil estudantes.

A iniciativa também capacita professores das escolas participantes com conteúdo sobre valores e cidadania; energia e consumo; e gestão de resíduos sólidos para que os alunos se tornem agentes multiplicadores do que é aprendido em sala de aula.

Sobre O IEDP

Desde que foi fundado em 2008, o Instituto EDP investiu mais de R$ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2018, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 80 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.