Câmara Municipal de Dianópolis cria Conselho Municipal Comunitário de Segurança

  • 12/Ago/2019 10h20
    Atualizado em: 12/Ago/2019 às 10h25).
Câmara Municipal de Dianópolis cria Conselho Municipal Comunitário de Segurança Foto: Roniery Thiago

Por solicitação dos vereadores Gena Ferreira e Djalma Parente, a Câmara Municipal de Dianópolis, realizou no último dia 8, Audiência Pública com vistas à criação do Conselho Municipal Comunitário de Segurança (CONSEG).

Sob a orientação da Secretaria Estadual de Segurança Pública através do Núcleo Estadual de Polícia Comunitária do Tocantins, a audiência contou com a palestra do chefe do Núcleo, Major Thiago Monteiro, que fez uma detalhada explicação de como tem funcionado os conselhos municipais em todo o estado, e em seguida formou junto da comunidade a diretoria provisória do Conselho, que terá a responsabilidade de formar uma comissão eleitoral para organizar o pleito do diretório definitivo.

Durante a Audiência Pública autoridades, representantes de diversas instituições e comunidade puderam debater as possíveis soluções para redução da criminalidade em Dianópolis.

Os CONSEGs são entidades compostas por líderes comunitários que se reúnem voluntariamente para discutir, analisar, planejar e acompanhar as soluções de seus problemas comunitários de segurança, desenvolvendo campanhas educativas e estreitando laços de entendimento e cooperação entre as lideranças locais, comércio, veículos de comunicação a fim de discutir e possivelmente apresentar propostas de melhorias para a Segurança Pública por intermédio de uma equipe técnica que compõe o Conselho, que é formado também, por integrantes da Polícia Militar, Civil e Bombeiros Militares.

Entre os principais trabalhos que são desenvolvidos pelos CONSEGs, destacam-se os projetos de inclusão social, redução de danos, e em Dianópolis, objetiva principalmente implantar estrutura de vídeo monitoramento.

Foram eleitos por aclamação os seguintes membros para compor a diretoria provisória do Conselho: Presidente - Pery Costa Póvoa; Vice presidente - Mario Sergio Melo Xavier; Primeiro secretario - André Luis Nunes Cavalari; Segundo secretário - Gilberto Donizete Martins; Primeiro tesoureiro - Edson Bitzcof de Moura (Gringo); Segundo tesoureiro - Selma Ferreira da Silva; Membro nato PM - Capitão Abreu; Membro nato PC - William Carvalho. (Com informações da Ascom)